IMPOSTO DE RENDA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Brunno de Menezes Almeida, Breno Soares Alves, Phedro Cloque Diogo, João Cleber de Souza Lopes, Eduardo dos Santos Dias Mendes

Resumo


O presente estudo aborda a relação entre educação financeira e o cumprimento das obrigações fiscais, com ênfase no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A pesquisa teve como objetivo compreender como o conhecimento tributário e a alfabetização financeira podem contribuir para a organização das finanças pessoais e para o exercício da cidadania fiscal no Brasil. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica sobre o papel do IR no sistema tributário, a Regra-Matriz de Incidência Tributária e experiências de implementação da educação financeira no Brasil e no mundo. A investigação empírica consistiu na aplicação de um questionário digital a estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, totalizando 33 participantes, representando aproximadamente 25% da população-alvo. Os resultados indicaram que, embora grande parte dos respondentes esteja inserida no mercado de trabalho, a maioria não declara o IRPF e apresenta conhecimento limitado sobre educação financeira e obrigações fiscais. As principais dificuldades relatadas relacionam-se à complexidade do sistema tributário e à carência de informações acessíveis. Conclui-se que a inserção  estruturada da educação financeira no ensino superior e em níveis básicos é essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e preparados para lidar com desafios econômicos e tributários da vida adulta.

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Referências


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