PROJETO SOLO NA ESCOLA EM BAGÉ

ANA MARIA OLIVEIRA BICCA, FERNANDO PEREIRA DE MENEZES, PAULA COSTALLAT CANTÃO, Claudia Moraes Marques, Guilherme Xavier

Resumo


PROJETO SOLO NA ESCOLA EM BAGÉ

 

INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

 

O solo é um recurso natural básico e renovável, constituindo uma parte fundamental dos ecossistemas, que desempenha papel fundamental na produtividade agrícola.

Os solos são cruciais para a vida na terra, com grande influência sobre o meio ambiente, as economias regionais e globais e as aglomerações urbanas e industriais. Dentre as suas diversas funções, proporciona, direta ou indiretamente, mais de 95% da produção mundial de alimentos.

Podemos identificar que muitos alunos desconhecem a importância do solo, o que possibilita a formação de um processo de distanciamento entre solo e sociedade. Ocasionando uma difícil visualização do solo como recurso integrante e essencial da paisagem, o que proporciona ao ensino de pedologia, um conteúdo denso e por muitas vezes automático e que não possui nenhuma utilidade para o aluno. Neste sentido, é função do professor rever sua prática e suas metodologias, para que se possa adequar o ensino de pedologia de acordo com as singularidades locais, possibilitando desta forma, melhor aproveitamento deste conteúdo.(LIMA et al., s/d).

Neste sentido, a ampliação do conhecimento e conscientização de crianças acerca dos solos e meio ambiente, é fortemente motivada pela inserção das atividades lúdicas nas ações de educação ambiental (GORDIN et al., 2013).

A LDB nº 9.394/96 denota que a finalidade da educação é proporcionar o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No ensino da Ciência dos Solos e áreas afins urge a necessidade de propostas didático-pedagógicas que favoreçam a aprendizagem significativa do educando e promovam o exercício da cidadania.

Os conceitos sobre solos precisam ser disseminados, desde o ensino básico, para despertar o interesse pela sua conservação, desde que a escola é o espaço mais apropriado para socializar esses saberes que visam transformar, orientar, esclarecer e sensibilizar a comunidade estudantil, evidenciando sua importância para manutenção da vida.

Apesar da importância do tema, o espaço dedicado ao solo, no ensino fundamental e médio, é frequentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana como rural. Este conteúdo nos materiais didáticos, muitas vezes, está em desacordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e, frequentemente encontra-se desatualizado, incorreto ou fora da realidade dos solos brasileiros (BRASIL, 1997). No entanto, experiências desenvolvidas por algumas universidades e escolas mostram que os alunos e professores podem ser estimulados a mudar este quadro, incluindo o solo dentro das preocupações ambientais da escola e, por extensão, da sociedade brasileira (LIMA et al., 2007).

 

OBJETIVO

O objetivo geral deste projeto está sendo promover, nos professores e estudantes do ensino fundamental, a conscientização de que o solo é um componente do ambiente que deve ser conhecido e preservado tendo em vista sua importância para a manutenção do ecossistema terrestre e sobrevivência dos organismos que dele dependem.

 

METODOLOGIA

O projeto se propõe a ser desenvolvido em duas escolas de Bagé, com alunos do ensino fundamental, da primeira à sexta série. Está primeira fase do projeto terá duração de dois anos, sendo que no ano de 2016 foram realizadas quatro atividades no Colégio Franciscano Espírito Santo, envolvendo 120 crianças e 5 professoras. No ano de 2017 serão escolhidas novas escolas. A metodologia utilizada para demonstração das aulas práticas foram as citadas por Lima et al. 2007, um dos idealizadores do projeto solo na escola no Paraná/UFPR.

 

 

 

 

AÇÕES DO PROJETO

As ações foram realizadas em parceria com professores e alunos do Colégio Franciscano Espírito Santo em Bagé-RS. Os alunos e professores participantes do projeto, são alunos do ensino fundamental.

Foram realizadas atividades durante o ano de 2016, nas diferentes turmas de 4ª série do Colégio Espírito Santo abrangendo 120 crianças. Neste ano foram realizados dois eventos, no primeiro os alunos e professores visitaram a Fazenda Escola do Curso de Agronomia no Campus Rural da URCAMP localizado Passo do Peres s/nº em Bagé-RS onde se realizou três atividades. Posteriormente os professores da Universidade participaram da Feira de Ciências do Colégio Espirito Santo onde foi montado um estande da 4ª série, com várias atividades relacionadas com o solo como infiltração de água no solo, porosidade do solo e composição granulométrica, conforme metodologias descritas por Lima et al. 2007

 

ORGANIZAÇÕES ENVOLVIDAS

Professores do Curso de Agronomia da URCAMP e professores e alunos da educação fundamental do Colégio Espírito Santo.

 

RESULTADOS PARCIAIS

Foi despertado o interesse dos alunos para o conhecimento, importância e preservação dos solos e também proporcionou aos professores o conhecimento de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos, como pode ser observado nas figuras abaixo.

 

 

                                   Figura 1. Demonstração dos diferentes perfis do solo

 

 

                                   Figura 2. Demonstração da composição granulométrica do

                                                   solo

 

 

                                   Figura 3. Demonstração da porosidade do solo e infiltração

                                                   da água no solo

 

 

CONCLUSÃO

Se observou o despertar das crianças em relação a importância do solo e a sua relação com o meio ambiente.

Os acadêmicos do curso de agronomia envolvidos no projeto tiveram a possibilidade de interagir com alunos do ensino básico dessa maneira construindo novos saberes.

Houve a possibilidade da URCAMP uma instituição comunitária ter a aproximação com a comunidade, desenvolvendo dessa maneira o seu papel social e assim colaborando para a melhoria da qualidade do ensino de educação básica na nossa região.

 

Palavras-chave: Pedologia, educação e ambiente.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p.

 

GORDIN, C.R.B., PAGLIARINI, M.K., SANTOS, A.M., BRANDÃO NETO, J.F. & PEIXOTO, P.P.P. (2013). Inserindo o solo na educação ambiental: uma experiência no Centro-Oeste. Revista Agrarian, 6, 97- 106.

 

LIMA, V.C; LIMA, M. R.; MELO, V. F. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Universidade Federal do Paraná. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007.130p

 

LIMA, J.S; ANDRADE, S.F. Uma proposta de monitoria em pedologia para o ensino de geografia.  VII simpósio brasileiro de educação em solos: solo, ambiente e sociedade: cultivando saberes e vivências. s/d.

 

 

 


Palavras-chave


Pedologia, educação e ambiente

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.