PROJETO PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DA ESCOLA MUNICIPAL ALDA SEABRA

Lizandra e Vânia Denise Machado Cardona. Guimarães Rosa

Resumo


Introdução

Este presente projeto, tem por finalidade buscar construir uma sociedade justa, feliz e sustentável, criando laços entre os estudantes e a comunidade.
O trabalho foi desenvolvido pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia da URCAMP/Dom Pedrito, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto foi aplicado com os alunos dos quintos anos da Escola Municipal Alda Seabra e funcionários.
O desenvolvimento da Educação Ambiental precisa ser permanente, continuada para todos ao longo da vida. A Educação Ambiental contribui de maneira fundamental, para compartilhar saberes, ideias e práticas.
Apontar o caminho certo sobre a preservação ambiental para as crianças é poder fazer com que este assunto seja levado cada vez mais a sério nas próximas gerações. É uma semente que deve ser plantada para o surgimento de frutos que beneficiam nosso mundo.

Palavras- chaves: meio ambiente ; educação ; sustentabilidade.

Justificativa
O projeto objetivou estabelecer a relação entre a Educação Ambiental e a sustentabilidade, questão esta, abordada frequentemente em nosso cotidiano e também divulgada na mídia, além de influenciar na vida dos seres humanos.
É preciso considerar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital.

Duração


A realização desse projeto teve a duração de sete dias, que foi dividido durante dois dias da semana, nas quartas - feiras e quintas – feiras; quando ocorre o projeto PIBID na escola. Este foi aplicado nos meses de junho e julho de 2017.

Objetivo geral


Reconhecer e valorizar a importância do meio ambiente envolvendo a comunidade numa perspectiva de reflexão sobre os cuidados com o nosso planeta.
É por meio da educação ambiental, que podemos realizar um trabalho de conscientização, mostrando para os alunos desde cedo como simples atitudes podem gerar excelentes resultados.

Metodologia


Foi realizada uma reflexão através de um debate sobre o meio ambiente e um vídeo em sala de aula.
Os alunos confeccionaram panfletos informativos relacionados à preservação ambiental, que foram entregues a comunidade, juntamente com mudas de hortaliças e de árvores ornamentais e frutíferas.
Em outra ocasião foi realizada a dinâmica Trilha do Ambiente, onde foi montada com vários componentes relacionados à natureza.
Participaram do projeto aproximadamente 80 pessoas entre alunos e funcionários.


Figura 1: Entrega de panfletos e mudas de hortaliças e árvores frutíferas à comunidade
Fonte: Autores


Figura 2: Trilha Ecológica
Fonte: Autores



Resultados alcançados

Baseado em todos os trabalhos desenvolvidos espera-se que os alunos e pessoas envolvidas percebam a importância que o meio ambiente tem para os seres humanos e despertem a consciência para a preservação.

Conclusão

O projeto desenvolvido na escola tem um caráter de reflexão sobre e preservação do meio ambiente, com o objetivo de desenvolver no ser humano a consciência ecológica e desenvolvimento da cidadania para uma sociedade sustentável, concluímos que a Educação Ambiental se faz necessária.
Segundo Cavalcanti (2001, p. 165): O desenvolvimento econômico não representa mais uma opção aberta, com possibilidades amplas para o mundo. A aceitação geral da idéia de desenvolvimento sustentável indica que se fixou voluntariamente um limite (superior) para o progresso material. Adotar a noção de desenvolvimento sustentável, por sua vez, corresponde a seguir uma prescrição política. O dever da ciência é explicar como, de que forma, ela pode ser alcançada, quais são os caminhos para a sustentabilidade.
Segundo Leff (2001, p. 218):
O desenvolvimento de programas de educação ambiental e a conscientização de seus conteúdos, depende deste complexo processo de emergência, e constituição de um saber ambiental, capaz de ser incorporado às práticas docentes e como guia de projetos de pesquisa.

Referências bibliográficas

CAVALCANTI, Clóvis (org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. 3.ed. São Paulo: Cortez, Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, 2001. Acesso em 17 de agosto de 2017.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. Acesso em 17 de agosto de 2017.
Disponível em http//www.portaleducação.com.br. Acesso em 17 de agosto de 2017.
Disponível em portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf. Acesso em 17 de agosto de 2017.


Palavras-chave


meio ambiente, sustentabilidade, educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.