PIBID - Viagem ao Universo Infantil

ISADORA RODRIGUES ALVES RAMOS, Viviane Kanitz Gentil

Resumo


O projeto do PIBID - Programa Institucional de Bolsa Iniciação a Docência, está a dois anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Machado Molina  localizada no Bairro  Morgado Rosa, Bagé. No ano de 2016  foram  feitos planejamentos onde atuamos em duas turmas de terceiro ano, sendo 23 alunos da turma 31  e  22 da turma 32. O ano letivo é separado  em quatro módulos pelas bolsistas, para um melhor aproveitamento do trabalho a ser realizado. O primeiro modulo: testagem e planejamento para os alunos com dificuldades especificas; o segundo modulo: recreações com toda a turma; o terceiro modulo: planejamento de alunos com dificuldades especificas e a fazer novamente a testagem com todos os alunos das turmas; quarto modulo: colocar em pratica um projeto que envolva todas turma e  também para despedida do ano letivo com os alunos. Foram realizados trabalhos das mais diversas formas que incluíram: recreação dirigida; mostra de filme; hora do conto; oficina com materiais reciclados; exposição (visando aumentar a auto estima); atividade de encerramento (socialização); tecnologias utilizadas (data show e notebook). Através das reuniões entre as bolsistas houve um interesse em mostrar algo diferente e prazeroso para os alunos e professores. Nos três primeiros encontros realizou-se recreações, desenvolvendo a parte psicomotora, com variadas brincadeiras e jogos. Em um segundo momento introduzimos o tema viagem ao espaço. No primeiro encontro os alunos assistiram o filme Chimps Space para terem  noção de como é um foguete e um astronauta. O próximo encontro foi a hora do conto, com o titulo Historia da viagem do Homem a lua . Em outro momento cada aluno em uma oficina, utilizando caixas de leite e rolo de papel higiênico confeccionaram  os ônibus espaciais  e os astronautas. Fechando o modulo, foi feito para os alunos um planetário, um ônibus espacial grande e um astronauta em tamanho real. Os trabalhos dos alunos foram expostos para  comunidade escolar. As bolsistas organizam a batalha de bexigas ( balões ) com água, a atividade foi realizada com a autorização dos pais/responsáveis e por estarmos no período de verão. A importância do trabalho para alunos e  bolsistas enquanto acadêmicas, mostrou que quando é realizado algo que incentive e motive os alunos, enfatiza que é indispensável o trabalho de um professor. Criar  um projeto todo  voltado para a aprendizagem ,com foco em um tema considerado relevante pelos bolsistas e o mesmo surtir efeitos desejados, ou seja, conquistamos os alunos, com a explicação paciente dos bolsistas e  observamos que  estávamos no caminho certo, que não tem algo melhor  que ver os seus alunos trilhando um caminho de entendimento e crescimento pedagógico, e que os  trabalhos quando feitos de forma competente, prazerosa e com um olhar voltado para o ser humano, tende sempre a ser vitorioso. O modulo foi importante, mostrou que é preciso planejar com o olhar voltado para os alunos, sempre levando em conta nível da turma e considerando que todos consigam exercer o que foi proposto, sempre adaptando se necessário, a flexibilidade precisa existir diariamente, isso é o principal em um planejamento e nessa parte percebemos que alcançamos nossos objetivos. De acordo com Weiss

A construção do brinquedo com a utilização de material reciclável, em ambiente escolar, pode exercer mais que a função proposta, que é de divertir e proporcionar momentos agradáveis, pode, também, apresentar um caráter de elo entre professores, alunos e comunidade (1988, p.29)

Considero, que o planejamento do projeto para o modulo 2016, foi de suma importância, pois os alunos sempre se mostraram motivados em todas as atividades propostas. Pode-se observar com esse projeto que é possível trabalhar dentro do ambiente escolar, sem necessariamente levar alunos para passeios ou outras atividades, e ser prazeroso e de grande valor pedagógico. Através do projeto desenvolvido visualizamos e concretizamos a valorização do aluno dentro de sua comunidade, minimizando problemas e dificuldades no seu aprendizado. Na espera que o seguimento desse projeto traga resultados positivos e que futuramente os possam sentir prazer e orgulho em estudar na escola já citada anteriormente. Percebemos que a escola tem responsabilidade e faz parte da caminhada de seus alunos, ajudando e fazendo trabalhos em prol dos mesmos para que tenham sucesso de maneira prazerosa.


Palavras-chave


Palavras-chave: Astronauta; alunos; modulo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.