Projeto Crescer

LAUGI LEITE BRIAO, Fanny Salles, Dejanini Ribeiro, Alexandre Comim, Walter Caillava

Resumo


Com início em 2010, o Projeto Crescer surge da iniciativa dos integrantes do Rotary Clube Ponche Verde, docentes e acadêmicos da Universidade da Região da Campanha no bairro Dr. José Tude de Godoy em Dom Pedrito com o intuito de instrumentalizar e amparar, crianças e adolescentes de um bairro com vulnerabilidade social. A principal missão do projeto baseia-se em criar oportunidades de crescimento e desenvolvimento dos participantes, rumo à cidadania, bem como o desenvolvimento social da comunidade. Para isso, observaram-se as demandas deste bairro, para realização de atividades com o objetivo de promover a saúde biopsicossocial de crianças e adolescentes inseridos neste contexto. Todas as ações executadas de forma multidisciplinar visam o desenvolvimento de indivíduos com pensamento livre e autônomo, integrados com o semelhante, socialmente competentes com responsabilidade moral e social protagonistas das suas escolhas. A metodologia utilizada é de aprendizagem ativa, que em oposição à aprendizagem tradicional, bancária, baseada na transmissão de informação, o participante assume uma postura mais ativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e, com isto, cria oportunidades para a construção de conhecimento. Focando no diálogo com os participantes, a sondagem de conhecimentos prévios e percepções sobre o tema em questão com incidência na problematização, contextualização e aplicação prática dos conhecimentos, explorando suas potencialidades e interesses, contribuindo para o desenvolvimento do ser de forma integrada. Utilizando esta estratégia, foi verificado que os estudantes apresentam ganhos significativos na compreensão conceitual, avaliados com testes padronizados, bem como ganham habilidades para resolver problemas comparáveis aos adquiridos nas aulas tradicionais (Crouch; Mazur, 2001) Atualmente, o projeto atinge diretamente 45 participantes, dos 7 aos 13 anos, em turno inverso as aulas escolares. Segundo Papalia a terceira infância é a fase em que o sujeito esta construindo conceitos sobre si mesmo e de mundo onde os julgamentos a seu respeito são importantes bem como com as informações obtidas nesse período. Nesta fase a criança descobre que aceitação e rejeição social depende da forma como realiza suas tarefas e da forma como se comporta socialmente , por isso não resiste às pressões externas e seu autoconceito irá depender do que os outros dizem a seu respeito. As atividades são realizadas de acordo com o ano letivo escolar (8 meses), 5 horas semanais no Centro Comunitário do bairro. Neste ano, o Projeto Crescer conta com o apoio do COMDICA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) na distribuição de materiais escolares e uniformes, estagiários dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Administração e Engenharia Civil da URCAMP, além da estrutura, manutenção, profissionais em Psicologia e Gestão ambiental oferecidos pelo Rotary Clube Ponche Verde. Durante os trabalhos realizados percebemos crianças e adolescentes mais ativos e assertivos, refletidos em seus comportamentos na família, escola e comunidade. Além disso, o convívio grupal oferece a troca necessária para descobertas internas e externas que contribuem para a vida em sociedade que envolve conquistas e frustrações. Concluímos o presente estudo com a certeza de que é indiscutível a importância de projetos sociais na promoção do desenvolvimento psicossocial do indivíduo, estes onde em sua maioria a realidade é bastante difícil, exigindo um esforço de resiliência alto e contínuo. Sem deixar de destacar que os resultados alcançados nesse projeto devem-se fundamentalmente a equipe multidisciplinar que trabalha alinhada com os objetivos propostos. Não há duvida quando se trabalha em conjunto por um bem maior o êxito é inevitável.


Palavras-chave


Projeto Crescer - Crianças - Vulnerabilidade

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