PIBID: CONFECÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA A AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO.

LUCIANA BORBA, Viviane Gentil

Resumo


 

O presente relato refere-se a experiência da bolsista supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Antenor Gonçalves Pereira – GETECO, denominado “ Brincando com as palavras’’,  em parceria com a Universidade da Região da Campanha -URCAMP/Bagé. Este resumo tem por objetivo principal analisar as prática pedagógicas desenvolvidas pelas Bolsistas do Subprojeto PIBID da Pedagogia através de jogos pedagógicos elaborados e confeccionados pelas alunas bolsistas, por entender-se que o jogo é um meio de expressão e inserção no mundo e sua prática relaciona o imaginário a realidade ,servindo como veículo para que as crianças adquiram diversas experiências significativas. A pesquisa é de caráter qualitativo e descritivo, tendo como contexto a escola municipal a qual atuo como docente. O público alvo que este relatório refere-se são os alunos do 2 ° ano. Este projeto foi desenvolvido no período de Março de 2016 á Dezembro do mesmo ano.  O desenvolvimento efetivou-se através da confecção de jogos pedagógicos de acordo com o interesse da turma e que envolvessem os níveis iniciais da alfabetização e para que de forma lúdica e de fácil compreensão, pudessem proporcionar o desenvolvimento integral dos alunos com momentos prazerosos de aprendizagem ,de maneira alegre e descontraída. As bolsistas primeiramente realizaram uma reunião de apresentação na escola com a equipe diretiva e professores onde lançaram a proposta do programa e os objetivos a que desejavam atingir, assim como, promoveram um momento de conversas com os pais e responsáveis sobre a proposta do programa para que tomassem ciência do trabalho que desenvolveriam com seus filhos   , posteriormente deram início ao Teste de Psicogênese de Emília Ferreiro (1985), sendo essas  testagens individuais que direcionaram a organização de grupos de trabalho, pois foram identificados alunos que apresentavam dificuldades de leitura e escrita nos mais diversos níveis. Para o desenvolvimento foram organizados planejamentos que atendessem a realidade diagnosticada e promovessem a superação das mesmas realizando jogos confeccionados , de acordo com os níveis de cada criança e para um melhor controle foram organizados portfólios para a sistematização dos registros durante o processo de aprendizagem dos alunos na execução  dos jogos. . O público alvo que este relatório refere-se são os alunos do 2 ° ano. Este projeto foi desenvolvido no período de Março de 2016 á Dezembro do mesmo ano, beneficiando o total de 10 crianças. Todo planejamento e jogos confeccionados visaram atender interdisciplinarmente os discentes que apresentam defasagens na aprendizagem ,visando a superação das dificuldades na leitura e na escrita formal, garantindo assim aos futuros educadores a noção dos desafios que irão encontrar futuramente ao assumir uma classe. Observou-se que no transcorrer da execução  do projeto, os alunos ampliaram seus conhecimentos com a prática dos jogos que lhes foram oferecidos, sentindo-se motivados para a produção escrita. Diante do que foi exposto, constata-se ganhos significativos para os professores da escola ao verificarem o avanço nos níveis de alfabetização  da turma e também para as futuras pedagogas e então bolsistas, pois ganharam experiências e meios de reagirem frente as situações problemas.  Oliveira afirma que “no brinquedo a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto do significado” (Oliveira 1997, p. 67), como perspectiva fundamental o lúdico encanta não só quem brinca, mas também quem proporciona o brincar, tornando-os sujeitos do fazer, expectadores da sua história. Os jogos elaborados e aplicados pelo PIBID proporcionaram um avanço na alfabetização e no letramento por parte dos alunos e  uma renovação nas metodologias de ensino para serem desenvolvidas nas turmas da escola.Pode-se concluir que com a inserção de jogos surtiram ganhos pedagógicos na aquisição do letramento nos alunos que apresentavam dificuldades na alfabetização , da mesma  forma, as bolsistas verificaram durante suas práticas que ao realizarem atividades em forma de jogos criaram  momentos prazerosos e  despertaram o interesse atingindo assim o objetivo maior que é a alfabetização dos educandos,  diversificando horizontes para nortear suas futuras práticas como pedagogas diante das diversas realidades que irão encontrar no transcorrer de suas trajetórias profissionais. 


Palavras-chave


Letramento;Jogos Pedagógicos; PIBID

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