Desenho como forma de expressão

PATRICIA SILVA RIBEIRO, MIRIAN CRISTIANA MOREIRA ARIAS

Resumo


Podemos definir o desenho como um processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de um objeto – lápis, caneta, giz, que se transforma numa imagem formada por traços. O mundo dos traços e das cores marca presença junto à infância com encantamento, motivando o desejo da descoberta, pois é carregado de significados e reflete o retrato da criança. O desenho infantil estabelece uma relação entre a criança e sua expressividade, que possui seu próprio estilo de representação gráfica bem como sua própria maneira de expressão.

O desenho como linguagem também se constitui um instrumento do conhecimento e leva a criança a percorrer novos caminhos e apropriar-se do mundo. A criança que desenha estabelece relações do seu mundo interior com o exterior, adquirindo e reformulando conceitos e aprimora suas capacidades, envolvendo-se afetivamente e operando mentalmente. Ela externaliza sentimentos e expressa pensamentos.

 Read (2001) afirma que o desenho é um modo de expressão da criança e pode ser considerado um processo mental. É também através do desenho que a criança imagina e inventa, despertando a curiosidade e o conhecimento. Fenômeno cultural, portanto, linguagem, o desenho, presente em todos os povos desde o início da civilização, constitui uma representação da vida. A prática do desenho é parte da vida e a criança que desenha vivencia descobertas, extrapola idéias e pensamentos, é feliz.

O desenho infantil retrata a expressão natural e espontânea da criança. Para Montessori existem três condições para que uma criança se expresse pelo desenho “um olhar que veja, uma mão que obedeça e uma alma que sinta” (apud READ, 2001, p. 128). A partir disso, pensamos que o desenho é produzido através do sentir, do pensar e do agir. O olho segue a mão que por sua vez retrata o que o coração sente.


Palavras-chave


desenho-expressão-infância

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.