A PRODUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA SOBRE RITUAIS

Lisie Alende Prates, Carolina Carbonell Demori, Luiza Cremonese, Laís Antunes Wilhelm, Roselaine Bastos de Souza, Lúcia Beatriz Ressel

Resumo


Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, com o objetivo de identificar as características das teses e dissertações relacionadas aos rituais, alicerçadas na antropologia. A busca das produções aconteceu no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e nos catálogos do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem. A partir da identificação dos rituais analisados nas produções, emergiram oito temáticas: rituais religiosos, rituais de passagem, rituais de cuidado, rituais fúnebres ou mortuários, rituais de cura, rituais de consumo, rituais indígenas, e rituais de formatura. O reconhecimento dos rituais desenvolvidos pelos indivíduos pode auxiliar na compreensão quanto ao modo de viver e à cultura destes, bem como fornecer subsídios para que os profissionais de saúde possam respeitar e valorizar estes rituais ao assistir o usuário, qualificando, assim, o cuidado. Ressalta-se a aderência desta vertente às pesquisas na área da Enfermagem. Entende-se que a área tem se fortalecido no que se refere às suas especificidades e diversidades e, com isso, vem articulando e integrando conhecimentos de outras áreas do conhecimento, as quais também são consideradas como fundamentais para a promoção de um cuidado qualificado em Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BRÊTAS, J.R.S. et al. Os rituais de passagem segundo adolescentes. Acta Paulista de Enfermagem. [internet] v.21, n.8, p.404-11, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n3/04.pdf. Acesso em: 20 de junho 2018.

GENNEP, A.V. Os ritos de passagem. [trad. Roberto da Matta]. 1ª ed. Petrópolis: Vozes; 2011.

HELMAN, C.G. Cultura, Saúde & Doença. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2009.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 8ª ed. São Paulo: Atlas; 2017.

MINAYO, M.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.

PEIRANO, M. Temas ou Teorias? O estatuto das noções de ritual e de performance. Campos. [internet] v. 7, n. 2, p. 9-16, 2006. Disponível em: https://eva.udelar.edu.uy/pluginfile.php/423480/mod_resource/content/1/Mariza%20Peirano%2C%20Ritual.pdf. Acesso em: 20 de junho 2018.

SILVA, R.A. Entre "artes" e "ciências": a noção de performance e drama no campo das ciências sociais. Horizontes Antropológicos. [internet] v.11, n. 24, p. 25-65, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v11n24/a03v1124.pdf. Acesso em: 22 de junho 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.