ESPUMANTE MOSCATEL BRASILEIRO: UM CASO DE SUCESSO

Douglas André Wurz

Resumo


Observa-se uma carência da divulgação de informações em relação ao mercado de vinhos e espumantes, e a partir dessas informações definir as tendências do mercado e buscar estratégias para o crescimento e desenvolvimento desse setor. Nesse contexto, tem-se como objetivo desse trabalho realizar levantamento histórico da comercialização de espumantes Moscatel no Brasil, e sua importância para a vitivinicultura. Para o desenvolvimento do trabalho foram compilados trabalhos científicos e publicações referentes à comercialização de espumante Moscatel no Brasil, durante o período de 1997 a 2017. Os dados foram coletados em instituições responsáveis pela elaboração e divulgação de dados referentes à produção e comercialização de vinhos e espumantes no Brasil, sendo eles: IBRAVIN, Embrapa Uva e Vinho, MAPA e UVIBRA.  Os primeiros registros de dados da comercialização de espumantes datam de 1970, enquanto para o espumante Moscatel encontrou-se os primeiros dados registrados em 1997, com 19.000 litros comercializados Nos últimos dez anos (2007 – 2017), houve um incremento de 104,7% no volume comercializado de espumantes. Enquanto o incremento foi de 71,6% para espumantes (outras categorias), para o espumante moscatel observou-se um incremento de 251% nos últimos dez anos. Em 1997, o volume comercializado de espumante Moscatel, representava apenas 0,62% em relação ao volume total de espumantes comercializados no Brasil. Atualmente, de acordo com os dados referentes ao ano de 2017, essa porcentagem subiu para 31,63% em relação ao volume total de espumantes comercializados no Brasil. Conclui-se que o espumante Moscatel apresenta grande potencial mercadológico no Brasil, com tendências de aumento na sua comercialização.


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DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v21i3.2777

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