INFLUÊNCIA DA LINHA DE ORDENHA NO COMPORTAMENTO DE VACAS LEITEIRAS
Resumo
Objetivou-se avaliar a influência da ordem de entrada na sala de ordenha no comportamento e produção de leite em vacas mestiças. Foram utilizadas dez vacas com produção média diária de 12 l/vaca. O período experimental foi de 12 dias, divididos em dois grupos de seis dias cada (ordem habitual e ordem alterada). Foram observados os comportamentos: Entrada do animal na sala de ordenha, tempo de permanência na ordenha, ruminação no período de espera e movimentação dentro do curral de espera que foram coletados a cada intervalo de 5 minutos. Os dados foram analisados utilizando a ANOVA seguido pelo teste de Tukey e teste Qui-quadrado a 5% de significância. Foi observada diferença significativa para a produção de leite no turno matutino, demonstrando uma queda na produção de leite nesse turno. A quantidade de leite produzido no turno vespertino, a produção total diária e o tempo de permanência na sala de ordenha não apresentaram diferenças significativas. Foram observadas significativas alterações comportamentais nos animais, quando modificado o sistema de entrada na sala de ordenha. Conclui-se que a quebra da rotina diária com alterações na linha habitual de ordenha causa redução de comportamentos que expressam a tranquilidade dos animais.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, N.G. Fatores determinantes da produção de leite. 1ed. UFLA/FAEPE, 2008. 41p.
HÖTZEL, M. J.; GOMES, C. C. M.; MACHADO FILHO, L. C. P. Comportamento de vacas leiteiras submetidas a um manejo aversivo. Biotemas, v.22, n.1, p.135-140, 2009.
MURPHEY, R.M. e MOURA DUARTE, F.A. Calf control by voice command in a brazillian dairy. Applied Animal Ethology, v.11, p.7-18, 1984.
PHILLIPS, C.J.C. Cattle Behaviour. Farming Press, United Kingdom, 1993. 53p.
ROSA, M.S.; PARANHOS DA COSTA, M.J.R.; MORAIS, R.M. A alteração da posição de vacas leiteiras na linha de ordenha não prejudica seu bem-estar. In: Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, v.39, 2002.
ROSA, M.S. Ordenha sustentável: a interação retireiro-vaca. 2004. 83f. Dissertação/Doutorado em Zootecnia – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Estadual Paulista, 2004.
ROSA, M.S.; PARANHOS DA COSTA, M.J.R.; SANT’ANNA, A.C.; MADUREIRA, A.P. Boas práticas de manejo – Ordenha. Unesp, Jaboticabal-SP, Funep, 2009.
URBANO, S.A.; GUILHERMINO, M.M.; FERREIRA, J.B.; FAÇANHA, D.A.E.; RANGEL, A.H.N.; GOMES, J.T. Comportamento de vacas leiteiras em sistema de ordenha manual no semiárido. Acta Veterinaria Brasilica, v.9, n.4, p.348-353, 2015.
DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v22i1.3140