INFLUÊNCIA DA LINHA DE ORDENHA NO COMPORTAMENTO DE VACAS LEITEIRAS

José Luiz Leonardo de Araujo Pimenta, Arléia Medeiros Maia, Alhandra Daruiz Moraes, Julia dos Santos Fonseca, Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, Marcia del Campo Gigena

Resumo


Objetivou-se avaliar a influência da ordem de entrada na sala de ordenha no comportamento e produção de leite em vacas mestiças. Foram utilizadas dez vacas com produção média diária de 12 l/vaca. O período experimental foi de 12 dias, divididos em dois grupos de seis dias cada (ordem habitual e ordem alterada). Foram observados os comportamentos: Entrada do animal na sala de ordenha, tempo de permanência na ordenha, ruminação no período de espera e movimentação dentro do curral de espera que foram coletados a cada intervalo de 5 minutos. Os dados foram analisados utilizando a ANOVA seguido pelo teste de Tukey e teste Qui-quadrado a 5% de significância. Foi observada diferença significativa para a produção de leite no turno matutino, demonstrando uma queda na produção de leite nesse turno. A quantidade de leite produzido no turno vespertino, a produção total diária e o tempo de permanência na sala de ordenha não apresentaram diferenças significativas. Foram observadas significativas alterações comportamentais nos animais, quando modificado o sistema de entrada na sala de ordenha. Conclui-se que a quebra da rotina diária com alterações na linha habitual de ordenha causa redução de comportamentos que expressam a tranquilidade dos animais.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, N.G. Fatores determinantes da produção de leite. 1ed. UFLA/FAEPE, 2008. 41p.

HÖTZEL, M. J.; GOMES, C. C. M.; MACHADO FILHO, L. C. P. Comportamento de vacas leiteiras submetidas a um manejo aversivo. Biotemas, v.22, n.1, p.135-140, 2009.

MURPHEY, R.M. e MOURA DUARTE, F.A. Calf control by voice command in a brazillian dairy. Applied Animal Ethology, v.11, p.7-18, 1984.

PHILLIPS, C.J.C. Cattle Behaviour. Farming Press, United Kingdom, 1993. 53p.

ROSA, M.S.; PARANHOS DA COSTA, M.J.R.; MORAIS, R.M. A alteração da posição de vacas leiteiras na linha de ordenha não prejudica seu bem-estar. In: Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, v.39, 2002.

ROSA, M.S. Ordenha sustentável: a interação retireiro-vaca. 2004. 83f. Dissertação/Doutorado em Zootecnia – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Estadual Paulista, 2004.

ROSA, M.S.; PARANHOS DA COSTA, M.J.R.; SANT’ANNA, A.C.; MADUREIRA, A.P. Boas práticas de manejo – Ordenha. Unesp, Jaboticabal-SP, Funep, 2009.

URBANO, S.A.; GUILHERMINO, M.M.; FERREIRA, J.B.; FAÇANHA, D.A.E.; RANGEL, A.H.N.; GOMES, J.T. Comportamento de vacas leiteiras em sistema de ordenha manual no semiárido. Acta Veterinaria Brasilica, v.9, n.4, p.348-353, 2015.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v22i1.3140

Apontamentos