GráficosRA: Um Aplicativo baseado em Realidade Aumentada para Ensino de Cálculo

Sandro da Silva Camargo, Ahmad Hassan Moussa, Leandro Hayato Ymai

Resumo


As altas taxas de reprovação em componentes curriculares da área de matemática estão entre os principais obstáculos no processo de formação de Engenheiros. Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos alunos, notoriamente no componente de Cálculo III, é a compreensão de funções matemáticas que geram gráficos tridimensionais. A partir do reconhecimento desta dificuldade, o presente trabalho visa apresentar um aplicativo para dispositivos móveis, baseados no Sistema Operacional Android, que utiliza recursos de Realidade Aumentada, para permitir a visualização de gráficos tridimensionais gerados por funções matemáticas. Foram criados cinco marcadores e modeladas cinco funções matemáticas que produziram objetos tridimensionais. O aplicativo foi testado com sucesso nas três versões do Android com maior uso em três diferentes dispositivos.


Palavras-chave


Aprendizagem Ativa; Dispositivos Móveis; Android; Matemática; Visualização Espacial.

Texto completo:

PDF

Referências


AMIN, DHIRAJ; GOVILKAR, SHARVARI. Comparative study of augmented reality SDKs. International Journal on Computational Sciences & Applications (IJCSA), v. 5, n. 1, 2015.

AZUMA, R. et al. Recent advances in augmented reality. IEEE Computer Graphics and Applications, v .21, n.6, p. 34-47, 2001.

KANNO, KEYNES MASAYOSHI. Sistema de realidade aumentada em dispositivos móveis para auxiliar no tratamento da doença de Alzheimer. Dissertação (Mestrado em Ciências), Universidade Federal de Uberlândia, 2011.

KATO, H.; BILLINGHURST, M.; POUPYREV, I. ARToolKit Version 2.33. Human Interface Lab, Universidade de Washington, 2000.

LIAO, YI-TING; YU, CHIH-HUNG; WU, CHENG-CHIH. Learning Geometry with Augmented Reality to Enhance Spatial Ability. Proceedings of International Conference on Learning and Teaching in Computing and Engineering, 2015.

LIMA, ÁLVARO JOSÉ RODRIGUES; CUNHA, GERSON GOMES; HAGUENAUER, CRISTINA JASBINSCHEK. Realidade aumentada no ensino de geometria descritiva. Virtual Reality and Scientific Visualization Journal, v. 1, n. 2, p. 28-41, 2008.

MOUSSA, AHMAD HASSAN. Uma Proposta de Aplicação de Realidade Aumentada no Ensino de Cálculo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação), Universidade Federal do Pampa, 2016.

QUINTERO, ELIUD et al. Augmented Reality app for Calculus: A Proposal for the Development of Spatial Visualization. Procedia Computer Science, v. 75, p. 301-305, 2015.

RODRIGUES, RODRIGO L. et al. Realidade Aumentada para o Ensino de Geometria Espacial. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010.

SALINAS, PATRICIA et al. The Development of a Didactic Prototype for the Learning of Mathematics Through Augmented Reality. Procedia Computer Science, v. 25, p. 62-70, 2013.

WAI, J.; LUBINSKI, D.; BENBOW, C. P. Spatial ability for STEM domains: Aligning over 50 years of cumulative psychological knowledge solidifies its importance. Journal of Educational Psychology, v. 101, p. 817, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.