GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: DA CONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA A SUA REFERÊNCIA COMO PADRÃO DE RECURSOS HUMANOS NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO.
Resumo
Este ensaio tem por objetivo construir epistemologicamente a conceituação da Gestão de pessoas por competências, baseando-se principalmente na escola americana e francesa e o desfecho que levou esse modelo a referenciar o setor público brasileiro. Utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados mostraram que o conceito de competências referiu-se inicialmente a processos e atributos dos indivíduos, vinculados aos cargos; em seguida, incorporado à reflexão o “saber agir”, com as escolas contemporâneas associaram o conceito de competência aos conhecimentos, habilidades e atitudes para o desempenho profissional. O modelo ganhou força nos anos 2000, tentando agregar valor aos indivíduos e as organizações numa gestão planejada e integrada. Muita utilizada pelo setor privado foi incorporada ao setor público através do gerencialismo. Como conclusão, observou-se que o sincretismo e a multidisciplinaridade das abordagens estão presentes no modelo, a qual admite que as competências são mensuráveis e observáveis, ocupado um papel chave na gestão de pessoas. Todavia, grandes desafios são postos ainda à sua implementação.
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