GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: DA CONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA A SUA REFERÊNCIA COMO PADRÃO DE RECURSOS HUMANOS NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO.

Igor Martins, Dinah dos Santos Tinôco, Jorge Xavier Vieira, Tayllin de Lima Rodrigues

Resumo


Este ensaio tem por objetivo construir epistemologicamente a conceituação da Gestão de pessoas por competências, baseando-se principalmente na escola americana e francesa e o desfecho que levou esse modelo a referenciar o setor público brasileiro. Utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados mostraram que o conceito de competências referiu-se inicialmente a processos e atributos dos indivíduos, vinculados aos cargos; em seguida, incorporado à reflexão o “saber agir”, com as escolas contemporâneas associaram o conceito de competência aos conhecimentos, habilidades e atitudes para o desempenho profissional. O modelo ganhou força nos anos 2000, tentando agregar valor aos indivíduos e as organizações numa gestão planejada e integrada. Muita utilizada pelo setor privado foi incorporada ao setor público através do gerencialismo. Como conclusão, observou-se que o sincretismo e a multidisciplinaridade das abordagens estão presentes no modelo, a qual admite que as competências são mensuráveis e observáveis, ocupado um papel chave na gestão de pessoas. Todavia, grandes desafios são postos ainda à sua implementação.


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