Modelagem de um sistema de informação para a integração e disponibilização de indicadores do setor agropecuário

Rafael Silveira Lopes, Vinícius do Nascimento Lampert, Alexandro Gularte Schäfer, Leandro da Silva Camargo

Resumo


A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente em toda a cadeia produtiva do agronegócio, desde as práticas de modelagem no antes da porteira, até o apoio à decisão no depois da porteira. Nesse meio, é grande o volume dos dados gerados em um curto espaço de tempo. Novas técnicas para gerir esses dados se tornam tão importantes quanto a mão de obra no setor agropecuário. Não obstante, muitos dados agropecuários estão dispersos em diversas bases de dados e por vezes estão inacessíveis aos usuários.  Sendo assim, este trabalho propõe a modelagem de um sistema de integração e disponibilização de dados do setor agropecuários a diferentes tipos de stakeholders da Embrapa Pecuária Sul. Para tanto, foi necessário distinguir os stakeholders, identificar os indicadores por meio de entrevistas com a equipe da empresa e verificar a disponibilidade de coleta destes indicadores para então delimitar os requisitos e modelagem conceitual do sistema. A expectativa é que o sistema auxilie nas tomadas de decisões dos diferentes stakeholders, no incentivo a políticas públicas e na construção de cenários futuros no setor agropecuário por meio da visualização de séries históricas de indicadores do setor. Destacam-se como resultados a modelagem conceitual do sistema por meio de diagramas de casos de uso e de classes.

Palavras-chave


Dados agropecuários; Integração de dados; Modelagem de sistemas.

Texto completo:

PDF

Referências


APACHE. Apache Software Foundation. Sobre o Projeto Apache HTTP Server – O Projeto Apache HTTP Server. [s.l.: s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2021.

BATALHA, M. O. Gestão Agroindustrial. 3. ed. SÃO PAULO SP: Editora Atlas S.A., 2013. v. 1.

CORREA, F. E. Representação de comercialização agropecuária através de modelo de Data Warehouse. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo.

DAVIS JR, C. A., LAENDER, A. H. Extensões ao modelo OMT-G para produção de esquemas dinâmicos e de apresentação. In: Workshop Brasileiro de GeoInformática. [S.l.: s.n.], 2000. v. 2

DRAFOR, I. Access to information for farm-level decision-making. Journal of agricultural & food information, Taylor & Francis, v. 17, n. 4, p. 230–245, 2016.

FAO. Banco de dados online da FAOSTAT. Disponível em: < http://www.fao.org/faostat>. Acesso em: 11 de maio de 2021.

FAO. Representante da FAO Brasil apresenta cenário da demanda por alimentos. [s.l.]: FAO Rome, 2017.

FREEMAN, R. E. Strategic Management: A Stokcholder Approach. [S.l.]: Pitman, 1984.

GUEDES, G. T. UML 2–Guia Prático-2a Edição. [S.l.]: Novatec Editora, 2014.

MENDES, C. I. C., OLIVEIRA, D. d. S., SANTOS, A. d. Estudo do mercado brasileiro de software para o agronegócio. Embrapa Informática Agropecuária-Livro científico (ALICE), Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2011., 2011.

OLIVEIRA, L. M. d. A informação como instrumento para tomada de decisão do agricultor de Giruá no estado do Rio Grande do Sul-brasil. 2007.

PHP. PHP: Manual do PHP - Manual. [s.l.: s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2021.

PRESSMAN, R.; MAXIM, B. Engenharia de Software-8ª Edição. McGraw Hill Brasil, 2016.

SØRENSEN, C. A. G, KATERIS, D., BOCHTIS, D. ICT Innovations and Smart Farming. In: SPRINGER. INTERNATIONAL Conference on Information and Communication Technologies in Agriculture, Food & Environment.[s.l.: s.n.], 2017. P. 1–19.

WAZLAWICK, R. Análise e design orientados a objetos para sistemas de informação: Modelagem com UML, OCL e IFML. Elsevier Brasil, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.