AgroCATIVO: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O AGRONEGÓCIO COM FRAMEWORK EDUCACIONAL

Anastacio Barcellos Loguercio, Érico Marcelo Hoff do Amaral, Vinicius Nascimento Lampert

Resumo


O presente trabalho propõe uma solução de apoio à aprendizagem, para cursos online, que permita a construção de materiais didáticos específicos para o agronegócio, no formato de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A pesquisa foi elaborada com base em teorias de aprendizagem, onde forneceram informações para o desenvolvimento de um modelo implementado a partir de regras de design instrucional e metodologias ativas, constituindo um framework com objetivo de promover o conhecimento deste público-alvo. O modelo utiliza-se de recursos computacionais, é de acesso livre e permite a construção de qualquer tipo de curso que queira disponibilizar. Batizado de AgroCATIVO, tem o intuito de identificar o estilo de aprendizagem dos usuários para que suas interações com o conteúdo dos cursos seja organizada conforme sua preferência de aprendizado. A viabilidade do framework foi validada pelo experimento e a turma de alunos do ensino Técnico em Agropecuária do IFSul Campus Bagé, os quais foram submetidos a um curso teste com material proveniente da docente da disciplina que aplicou as atividades. Ao final do experimento, foi realizada uma avaliação por questionário, relatando suas experiências de uso na plataforma para validar o modelo em sua totalidade. Os  resultados verificados, foram de 75% de chance da docente usar novamente a plataforma e 64,3% dos alunos concordam que obtiveram aprendizado através da plataforma.

Palavras-chave


4C/ID; Peer Instruction, Problem Based Learning

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