UMA SOLUÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO E APLICAÇÃO DA LÓGICA DO PASTO SOBRE PASTO

Abner Guedes, Érico Marcelo Hoff do Amaral, Gustavo Trentin, Márcia C. T. da Silveira

Resumo


O processo de disseminação e absorção do conhecimento pode ser difícil e lento se somente forem utilizados uma explicação oral e elementos estáticos, como texto e imagens. Para superar esse desafio, podem ser utilizados recursos multimídia e ferramentas de ensino-aprendizagem, como jogos sérios, que combinam teoria e prática de forma lúdica. O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta gamificada, que auxilia o ensino-aprendizagem, na qual utiliza um modelo híbrido baseado em 03 teorias de ensino-aprendizagem: Teoria de Aprendizagem Significativa - TAS, Four Component Instructional Design – 4C/ID e Peer Instruction - PI. Assim, pretende-se ensinar a lógica do Pasto sobre Pasto, uma técnica de manejo de mesclas forrageias de inverno e verão, com o propósito de otimizar a distribuição sazonal de forragem, buscando minimizar o vazio forrageiro - o período em que a pastagem está terminando ou começando e não está ainda em condições para o consumo animal. Através da validação dessa ferramenta em um experimento junto com estudantes da área técnica da agropecuária foram aplicados testes de usabilidade e aceitação, orientados por meio de playtests. Os resultados da análise de dados estatísticos indicaram que essa aplicação foi bem aceita pelos estudantes em termos de usabilidade, qualidade visual e complexidade. Além disso, a gamificação, quando aplicada em conformidade com as teorias de aprendizagem e com atenção à usabilidade, pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho dos estudantes e proporcionar uma experiência de aprendizado positiva e melhorou a compreensão do conceito e da aplicação da lógica do Pasto sobre Pasto.

Palavras-chave


Jogos Sérios; Pasto sobre Pasto; Teorias de Aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.29327/2341890.26.42-4

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