RESTRUTURAÇÃO ESTRATÉGICA DE UMA SOFTWARE HOUSE SEGUNDO PERCEPÇÃO DE COLABORADORES
Resumo
Resumo: O mundo dos negócios tem sofrido uma constante transformação, dentre eles o que mais se destacou foi o segmento de tecnologia, principalmente durante e após a pandemia da COVID-19. Dentro deste segmento um dos modelos de negócios que sofreu um grande impacto foi as software houses de pequeno porte, empresas especializadas na fabricação de soluções e projetos de software, as quais tiveram que reestruturar suas operações para serem mais competitivas no mercado. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de reestruturação de uma software house de pequeno porte para tanto adotou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e caráter descritivo. Como procedimento técnico foi utilizado o modelo de estudo de caso mediante a coleta de informações com aplicação de um questionário para uma amostra de colaboradores da empresa que participou desse movimento de reestruturação, e que pudesse compartilhar quais resultados foram atingidos. Os principais resultados revelam que, segundo os colaboradores, ainda existe oportunidade de melhorias uma vez que a reestruturação não conseguiu resolver algumas dificuldades que a empresa sofria, como por exemplo, gargalos de projetos já existentes antes da reestruturação. Após a reestruturação da organização ainda há alguns desafios a serem vencidos, principalmente sobre o processo de comunicação da empresa, pois, há uma percepção que a empresa ainda precisa se debruçar um pouco mais sobre este tema.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADAMS, Matheus Miranda; VIANNA, Dalessandro Soares; VIANNA, Marcilene de Fátima Dianin. Um modelo de programação linear inteira mista para a alocação de funcionários de uma empresa de software. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 1, p. 460-487, 2023.
BYTE COMUNICAÇÃO. Cinco desafios que as Software Houses enfrentam no Brasil atualmente. Disponível em: Acesso em: 12 mar. 2023.
CARRETE, Liliam Sánchez; KRAKAUER, Décio; MARQUES, Jane Aparecida. Valuation de uma spin-off brasileira de computação em nuvem voltada para o mercado de pequenas e médias empresas. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 2, pág. 28-39, 2020.
DE FREITAS, Maria Cristina Vieira. Transformações, comunicações e interações no contexto da pandemia COVID-19: oportunidades, desafios e agendas de pesquisa. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra , n. extra 1, pág. 131-150, 2022.
FÁBRICA DE SOFTWARE UPLOGIC. Fábrica de software. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2023.
FERREIRA, Eloiza et al. Desenvolvimento de Software para Gestão de Biotérios: parceria ICT-empresa para inovação. Cadernos de Prospecção, v. 16, n. 5, p. 1619-1635, 2023.
GAZQUEZ, Alessandra Herranz; MACHADO, Hilka Vier; DA CRUZ URPIA, Arthur Gualberto Bacelar. Experiências de internacionalização de pequenas empresas de software e conhecimentos obtidos. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais: Internext, v. 15, n. 2, p. 18-36, 2020.
JÚNIOR, Djalma Silva Guimarães et al. Efeitos da pandemia do COVID-19 na transformação digital de pequenos negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 5, n. 4, p. 1-10, 2020.
KADENIC, Maja Due; KOUMADITIS, Konstantinos; JUNKER-JENSEN, Louis. Dominar o scrum com foco na maturidade da equipe e nos principais componentes do scrum. Tecnologia da Informação e Software, v. 107079, 2023.
MESTRES DA WEB. O que é uma Software House e o que fazem. Disponível em: Acesso em: 08 mar. 2023.
MORENO et al. O processo de práticas profissionais em empresas de software em Coatzacoalcos, Veracruz, México. Revista CONAIC de Tecnologia Educacional, 10 (1), 10-16, 2023.
Portal ERP, 2014. Empresa grande não adquire ERP de pequena software-house, como fazer. Disponível em: Acesso em: 09 mar. 2023.
SOUZA, Vítor Silveira Soares et al. Proposta de gestão e controle de estoque: a implementação do 5S e do método Kanban numa empresa do ramo de energia fotovoltaica. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 10, p. 174228-17449, 2023
Apontamentos
- Não há apontamentos.