ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CAMPINAS/SP À LUZ DAS TEORIAS COMPORTAMENTAIS

Moacir José Teixeira, Djair Picchiai

Resumo


A globalização tem mudado a dinâmica dos mercados, afetando empresas do mundo todo. Neste cenário altamente competitivo, a internacionalização torna-se um caminho natural para a sobrevivência das empresas, inclusive as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), as quais devem se adequar à essa realidade, sob risco de ficarem à margem desse mercado. Este processo, conforme as teorias de internacionalização, pode ser explicado sob duas abordagens distintas: uma econômica e outra comportamental. O objetivo desse artigo é analisar a influência das teorias comportamentais no processo de internacionalização das MPE´s de Campinas/SP. Foi realizado um estudo de caso exploratório envolvendo 32 empresas do município que tiveram experiências com a exportação – estágio inicial do processo de internacionalização – nos últimos cinco anos. Após a análise dos dados, constatou-se que, entre as teorias estudadas, o Modelo de Uppsala foi aquela que melhor explicou o processo de internacionalização destas empresas uma vez que, as empresas têm mantido proximidade com mercados externos que se caracterizam por menores distâncias psíquicas e como consequência, por menores riscos.


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