SUSTENTABILIDADE E CONTROLADORIA: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE MODA E ELETROELETRÔNICOS.

Joshua Onome Imoniana, Eriko Kimura Lima

Resumo


Objetivo principal do presente estudo é investigar a percepção e contribuição dos gestores de Controladoria quanto ao tema sustentabilidade em uma empresa de varejo do setor de moda e eletroeletrônicos. A pesquisa se insere no ambiente de negócios onde a sustentabilidade é um tema cada vez mais presente na agenda estratégica dos executivos de empresas devido ao maior engajamento de stakeholders quanto às atitudes socialmente responsáveis das organizações. Dessa forma, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: como a adoção da sustentabilidade baseada no modelo triple bottom line está influenciando as práticas da Controladoria da empresa? Assim, para condução desta pesquisa, partiu-se do pressuposto que a visão econômica é a que prevalece nas funções dos gestores de Controladoria e ainda não está clara a contribuição destes gestores nos aspectos social e ambiental. Para atingir os objetivos de pesquisa, procedeu-se com análise da literatura sobre o tema sustentabilidade e Controladoria. Enquanto tipologia, esta pesquisa se enquadra em seus os objetivos como exploratória de abordagem qualitativa, pois teve como principal objetivo investigar como a sustentabilidade está influenciando as práticas de Controladoria e a contribuição dos gestores para a adoção do tema. O método utilizado foi estudo de caso. A amostra foi selecionada pelo critério de acessibilidade e o tratamento de dados foi feito por meio de análise de conteúdo. Com base nos achados a sustentabilidade carece de maior compreensão dos gestores de Controladoria em seus aspectos conceituais, procedimentais e organizacionais e há que se desenvolver nesses campos, para que os profissionais de Controladoria tenham um papel central no processo de adoção e integração da sustentabilidade no DNA das empresas; pois é a visão econômica que prevalece nas funções e atividades dos gestores.


Texto completo:

PDF

Referências


A4S – The Prince´s Accounting For Sustainability Project. Embedding sustainability. Acesso em 12 de novembro de 2013, de http://www.accountingforsustainability.org/embedding-sustainability.

ACCA – Association of Chartered Certified Accountants. Sustainability. Acesso em 02 de novembro de 2013, de http://www.accaglobal.com/gb/en/research-insights/environmental-accountability/sustainability-reporting.html.

Anthony, R. N., Govindarajan, V. (2008). Sistemas de controle gerencial. São Paulo: McGraw-Hill.

Atkinson, A. A., Banker, R. D., Kaplan, R. S., Young, S. M. (2008). Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas.

Beuren, I. M., Longaray, A. A., Raupp, F. M., Sousa, M. A. B., Colauto, R. D., Porton, R. A. B. (2012). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. São Paulo: Atlas.

Borinelli, M. L. (2006). Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis. São Paulo: USP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Tese de Doutorado em Ciências Contábeis.

Carroll, A. B. (1999). Corporate social responsibility: evolution of a definitional construct. Business and Society, v. 38, n. 3, 268-295.

Catelli, A. (2001). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas.

Cintra, Y. C. (2011). A integração da sustentabilidade às práticas de controle gerencial das empresas no Brasil. São Paulo: USP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Tese de Doutorado em Ciências Contábeis.

Coronado, O. (2001). Controladoria no atacado e varejo: logística integrada e modelo de gestão sob a óptica da gestão econômica logisticon. São Paulo: Atlas.

Elkington, J. (2012). Canibais com garfo e faca: sustentabilidade. São Paulo: M. Books.

Frezatti, F., Rocha, W., Nascimento, A. R. do, Junqueira, E. (2009). Controle gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. São Paulo: Atlas.

GRI - Global Reporting Initiative (2011). Sustainability reporting guidelines. Acesso em 05 de março 2013, de www.globalreporting.org/resourcelibrary/G3.1-Guidelines-Incl-Technical-Protocol.pdf.

Holme, R., Watts, P. (2000). Corporate social responsibility: making good business sense. World Business Council for Sustainable Development.

Horngren, C. T., Sundem, G. L., Stratton, W. O. (2010). Contabilidade Gerencial. São Paulo: Prentice-Hall.

ICAEW – Institute of Chartered Accountants in England & Wales. The role of accountants. Acesso em novembro de 2013, de http://www.icaew.com/en/technical/sustainability/getting-started/role-of-accountants.

KPMG, (2011). International survey of corporate responsibility reporting. Acesso em 02 de maio de 2013, de http://www.kpmg.com/PT/pt/IssuesAndInsights/Documents/corporate-responsibility2011.pdf.

Lei No. 12.305/2010. Política nacional de resíduos sólidos. Acesso em 19 de fevereiro de 2013, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm.

Lélé, S. M. (1991). Sustainable development: a critical review. World development, vol. 19, no. 6, 607-621.

Lunkes, R. J., Schnorrenberger, D. (2009). Controladoria: na coordenação dos sistemas de gestão. São Paulo: Atlas.

Marrewijk, M. V. (2003). Concepts and definitions of CSR and corporate sustainability: between agency and communion. Journal of Business Ethics. 95-105.

Martins, G. A. (2008). Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa, (2a ed.). São Paulo: Atlas.

Meadows, D. H., Randers, J., Meadows, D. L., (2004). Limits to growth: the 30 – year update. London: Earthscan.

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. (4a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Wang, Z., Zhang, B., Yin, J. Zhang, X. (2011). Willingness and behavior towards e-waste recycling for residents in Beijing city, China. Journal of Cleaner Production, 19, 977-984.

WCED – Word Commission on Environment and Development. (1997). UN Documents Our common future. Acesso em 16 de maio de 2013, de http://www.un-documents.net/wced-ocf.htm.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.