DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM UM NOVO NEGÓCIO – ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE ATELIER DE ARQUITETURA NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL/RS

FERNANDA BARASUOL, RITA LUCIANA SARAIVA JORGE, MARILIA PEREIRA DE ARDOVINO BARBOSA

Resumo


O artigo teve como objetivo auxiliar um estudo de marketing para um atelier de arquitetura a ser criado na cidade de Caxias do Sul. O objetivo, baseado em estudos e no referencial teórico, foi de organizar as ferramentas de gestão e as diretrizes do futuro negócio para que se torne lucrativo e próspero, visto que o cenário – apesar do momento aquecido – da construção civil é mutante. A metodologia utilizada foi descritiva e de caráter qualitativo, baseada em dados bibliográficos, observação, pesquisa e estudo da realidade local. Conforme as referências estudadas foram propostas algumas ferramentas de administração que poderão diferenciar a futura empresa das demais, já que, conforme constatação da pesquisadora, a maioria das sociedades/escritórios da área não utiliza métodos de controle e organização, gerando problemas de gestão e funcionamento dos mesmos. Com base na realidade da cidade e do escritório/atelier em questão, foi estudada a análise SWOT, e com isso, propostas as ações iniciais ideais de marketing e de planejamento estratégico para a implantação do negócio com maior segurança e lucratividade ao longo do tempo de funcionamento, com o propósito de evitar transtornos e perdas, já que é considerado um entrante em um mercado tão concorrido e fechado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.