MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS PARA A CLASSIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE VAN HIELE

Talita da Cunha Gonçalves, Vera Lucia Duarte Ferreira, Cristiano Corrêa Ferreira

Resumo


Este artigo apresenta um estudo aplicando técnicas de mineração de dados sobre uma base de dados coletadas em escolas públicas da cidade de Bagé-RS. Tal pesquisa constitui-se numa investigação em fase de desenvolvimento no Curso de Pós Graduação em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, e tem como objetivo classificar o nível de conhecimento sobre geometria em relação ao modelo de Van Hiele. Trata-se da primeira etapa da pesquisa na qual os principais fundamentos da teoria são apresentados no intuito de estabelecer conexões entre os aspectos teóricos e experimentais. Com o apoio da ferramenta computacional WEKA (Waikato Environment for Knowledge Analysis) foi aplicado o algoritmo J48 utilizando como base de dados 42 discentes de Ensino Médio de uma escola estadual. Auxiliando professores em práticas pedagógicas que busquem contemplar e atender características dos níveis de pensamento geométrico a ser explorado em cada aula.

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