PANDEMIA E O CENÁRIO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: REINVENÇÕES INOVADORAS DOCENTES

Paula Lemos Silveira, VANEZA SILVA DA ROSA, FELIPE GUSTSACK

Resumo


A pesquisa em educação tem por objetivo investigar aspectos que estamos vivendo no Brasil, referentes às políticas e estratégias educacionais frente à pandemia do Coronavírus, centradas nas propostas de ensino que valorizam o uso intensivo das tecnologias,  oportunizando aprendizagens, reconfigurações aos educadores e estudantes, tornando-se importante repensar a docência com um olhar para essas transformações. Dadas as condições de desvalorização do trabalho e do profissional docente no Brasil, através das políticas e da cultura social vigente, frente à jornada diária de exigências, percebemos que se trata de um contexto de grandes desafios. Estamos em um momento delicado, vivendo o isolamento social em que a principal alternativa e solução passa pelas tecnologias.  O ensino, até ontem presencial para os docentes e discentes, passou a ser on-line, com acesso remoto, em uma proposta totalmente disruptiva quanto a tais paradigmas. Ou seja, trata-se de um movimento de extrema fluidez e de intensa impermanência, especialmente na educação, considerando mudanças de posturas, práticas, metodologias, planejamentos, que exigem atuação inovadora. Como problemática pretende-se investigar ‘quais as reconfigurações para ensino on-line de acesso remoto?’ Neste sentido, o objetivo principal é refletir acerca das reconfigurações nas ações docentes, investigando impactos da pandemia na educação como um todo, porém mais especificamente nos modos de ser docente. Trata-se de pesquisa qualitativa. Espera-se compreender o movimento docente, sua sensibilidade e reconfigurações diante dos desafios quiçá como ação seminal com a qual esses profissionais possam ampliar e produzir conhecimentos outros, rumo a relações de alteridade em que a cultura social tenha interação e parceria com o olhar do outro na experiência linguageira de educar-se.

 

PALAVRAS- CHAVE: Pandemia, Tecnologias, Educação, Docentes.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação Superior. (MEC) Associação Brasileira de mantenedoras de Ensino Superior. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17.pdf Acesso em: 03 mar. 2020.

SÁFADI, Marco Aurélio Palazzi. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Infectologia. Novo coronavírus (COVID-19). Artigo Nº 14, de Fev. de 2020. Disponível em: . Acesso: 03 mar. 2020.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia da Letras, 2004 [original 1878].

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.