A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIOR

José El Abd Mohamad Badwan, Viviane Kanitz Gentil, Viviane Kanitz Gentil

Resumo


Métodos ativos de aprendizagem foi o tema central dessa pesquisa, em que o objetivo geral do trabalho consistiu em verificar nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Graduação I, no campus Bagé – RS, do Centro Universitário da Região da Campanha – URCAMP, de que forma as metodologias ativas estão sendo desenvolvidas, a partir do olhar dos professores. Para o alcance do objetivo proposto optou-se na aplicação de questionários mistos, questões abertas e fechadas, com os docentes da Graduação I, dos cursos já mencionados, assim oportunizou-se uma análise qualitativa desse estudo de caso. A instituição estudada apresenta uma nova proposta curricular denominada Graduação I, na qual essa metodologia de ensino, apresenta uma proposta condizente com conceitos e abordagens, conforme referencial teórico estudado, dos métodos ativos de aprendizagem, em que se observou a possibilidade de utilização de múltiplos recursos, a fim de um aprendizado cada vez mais significativo para alunos cada vez mais autônomos. Os resultados alcançados permitiram verificar que os professores pesquisados possuem conhecimento sobre o tema; aplicam diferentes métodos ativos nas suas aulas, sendo o método da sala de aula invertida o mais aplicado; reconhecem barreiras nos processos de aprendizagem; utilizam múltiplos recursos, sendo os tecnológicos os mais utilizados e percebem uma transformação na sua prática docente.

 

Palavras-chave: Metodologias ativas; Aprendizagem; Ensino Superior.


Texto completo:

PDF

Referências


BERGMANN, Jonathan. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa [recurso eletrônico]. Trad.: Henrique de Oliveira Guerra; revisão técnica: Marcelo L. D. S. Gabriel. – Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Não paginado.

BES, Pablo et al. Metodologias para aprendizagem ativa [recurso eletrônico]. Rev. Tec.: Thuinie Medeiros Vilela Daros. - Porto Alegre: SAGAH, 2019.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19° ed. Campinas: Papirus, 2011.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] – Porto Alegre: Penso, 2018, e-PUB. Não paginado.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

URCAMP. O que é a Graduação I? Disponível em: Acesso em 09 nov. 2019.

VERGARA, Sylvia Constant. Método de Coleta de Dados no Campo. São Paulo: Atlas, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.