DISCIPLINA DE BIOQUIMICA: UM OLHAR PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS

Angelica Markus Nicoletti

Resumo


O entendimento e compreensão dos aspectos que levam a aula ministrada a culminar em um processo de ensino e aprendizagem, permeado por motivação, com alunos atuantes, interessados e com bom aproveitamento do conteúdo, faz parte da indagação dos docentes, em especial quando se trata de uma disciplina como a bioquímica. A bioquímica é vista pelos alunos de uma forma pré-conceituada, onde as ideias principais dizem respeito a um alto grau de dificuldade, notas baixas, conteúdos incompreensíveis. Neste contexto educacional, conhecer a forma como os alunos “sentem” a disciplina. O que eles pensam sobre a bioquímica, se torna de imensa importância, para compreender e traçar novas metodologias e formas de ações positivas. Desta forma objetivamos, através de uma pergunta pontual, em nossa pesquisa investigar o que entusiasma os alunos, na disciplina de bioquímica. Os resultados foram heterogêneos, e emergiram tanto respostas que demonstram a motivação no estudo da bioquímica, como a total falta desta. Desta forma os resultados evidenciam claramente que se existe compreensão e entendimento dos conteúdos, estes fenômenos são acompanhados pela motivação dos alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


COVIZZI, U.D.S.; LOPES-DE ANDRADE, P.F. Estratégia para o ensino do metabolismo dos carboidratos para o curso de farmácia, utilizando metodologia ativa de ensino. Revista brasileira de ensino de bioquimica e biologia molecular. n 01. 2012.

LOURENÇO, A.A.; ALMEIDA DE PAIVA, M. O. A. DE. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO. VOL .15 (2): 132-141.2010.

RIBEIRO, F. Motivação e aprendizagem em contexto escolar. PROFFORMA. Nº 03 – Junho 2011.

SILVEIRA, J. T., ROCHA, J.B.T DA. Produção científica sobre estratégias didáticas utilizadas no ensino de bioquímica: uma revisão sistemática. Review. journal of biochemistry education- V.14, N.1.2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.