COVID-19 E A HIPERVULNERABILIDADE DOS POVOS ORIGINÁRIOS: O DIREITO À SAÚDE E A PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA INDÍGENA

Johana Cabral, Higor Neves de Freitas

Resumo


O presente trabalho aborda sobre o direito à saúde e a proteção integral da criança indígena no contexto da COVID-19. O objetivo é compreender o direito à saúde e a proteção integral da criança indígena no contexto da pandemia da COVID-19, considerando a hipervulnerabilidade dos povos originários. Como objetivos específicos, busca-se contextualizar a pandemia da COVID-19, estudar a hipervulnerabilidade dos povos indígenas e, por fim, analisar o direito à saúde e a proteção integral das crianças indígenas no contexto da COVID-19. O problema de pesquisa questiona: considerando a hipervulnerabilidade dos povos originários, como se estabelece o direito à saúde e a proteção integral da criança indígena no contexto da COVID-19? O método de abordagem utilizado foi o dedutivo e o de procedimento, monográfico, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.


Texto completo:

PDF

Referências


ÁLVAREZ GARCÍA, Vicente. El coronavirus (COVID-19): respuestas jurídicas frente a una situación de emergencia sanitaria. El Cronista, Madrid, n. 86-87, p. 6-21, mar./abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI). [s.d]. Disponível em: http://www.ccms.saude.gov.br/

saudeindigena/asesai/sobreasesai.html. Acesso em: 10 set. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 709, Rel. Ministro Luís Robeto Barroso. DJ, 09/07/2020. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.

asp?id=15343710124 Acesso em: 10 set. 2020.

CIMI. A pandemia do novo coronavírus e os povos indígenas: informações sobre como a pandemia afeta os povos indígenas e orientações para prevenir o contágio. 2020b. Disponível em: https://cimi.org.br/pandemiaeospovos/. Acesso em: 10 set. 2020.

CIMI. Casos de covid-19 entre indígenas. 2020a. Disponível em: https://cimi.

org.br/coronavirus/. Acesso em: 10 set. 2020.

CUSTÓDIO, André Viana; FREITAS, Higor Neves de. As políticas de saúde na prevenção e erradicação do trabalho infantil. In: GORCZEVSKI, Clóvis. Direitos Humanos e Participação Política. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2018.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

OIT. La COVID-19 y el mundo del trabajo: un enfoque en los pueblos indígenas y tribales. Nota informativa de la OIT. Março de 2020.

WERMUTH, MaiqueL Ângelo Dezordi; MORAIS, José Luis Bolzan de. Da exceção agambeniana à constituição planetária de Ferrajoli: desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus às categorias jurídico-políticas tradicionais. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, Santa Maria, v. 15, n. 1, p. 1-29, jan./abr. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.