ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA COMO PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Geovana Santos, Márcio Marques Martins

Resumo


Observando as questões globais, percebemos que vários autores discutem sobre a importância de tornar o olhar dos alunos críticos perante os avanços globais, ou seja, a realização da AC/LC (Alfabetização Cientifica/Letramento Cientifico), através deste conceito será introduzido noções cientificas na Educação Infantil com cerca de 15 crianças (entre 4 e 6 anos), na fase escolar Nível A e Nível B (ou pré 1 e pré 2). O ensino através da AC tem como propósito realizar um ensino que prepara as crianças para discutir criticamente questões sociais ligadas ao meio ambiente, assim a introdução as noções científicas ocorrerá por uma sequência didática experimental envolvendo a Biologia, a Física e a Química, assim despertando um olhar critico e cientifico através da associação aos seus conhecimentos prévios, este que são baseados no seu convívio familiar e cultural. Esta proposta será abordada como uma sequência didática, no sentindo de melhor minha didática em sala de aula, e para solidificar o Ensino de Ciências e a Educação Infantil, para a construção deste produto educacional esta inserida as fases do desenvolvimento infantil de Jean Piaget (1971), a metodologia de estimulação autônoma e construção de recursos segundo os pensamentos de Maria Montessori (Costa, 2001) e para análise das repostas que será por meio de desenhos o método de interpretação de Emília Ferreiro (1985).


Texto completo:

PDF

Referências


ARCE, A. Ensinando Ciências na Educação Infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: 2005

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, v. 22, n. 1, p. 89-100, 2003.

COSTA, Magda Suely Pereira. Maria Montessori e seu método. Linhas Críticas, Brasília, v.7, n. 13, 2001

DAMIANI M. F. et al. Discutindo pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação [45] 57-67. Pelotas: FaE/PPGE/UFPel, 2013

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. Trad. Maria Antonia Cruz Costa Magalhães, Marisa do Nascimento Paro, Sara Cunha Lima. São Paulo, Cortez, 1986.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciência, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 45-61, jun. 2001.

PIAGET, Jean. The psychology of intelligence. Routledge, 2005.

PIAGET. J. A Epistemologia Genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971. 110p


Apontamentos