O DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONSTRUÇÃO POLÍTICA E DEMOCRÁTICA PARA O SEU RECONHECIMENTO

Jadir Zaro

Resumo


O presente artigo aborda o tema do Direito da criança e do adolescente e as contribuições políticas e democráticas acontecidas para o seu reconhecimento. Questionando-se sobre as contribuições feitas pelo estado democrático de direito e as políticas de estado, a partir do Brasil República, para o seu reconhecimento. Nele, objetiva-se analisar as contribuições políticas e democráticas para o reconhecimento do Direito da Criança e do Adolescente. Inicia-se explanando a história da criança e do adolescente desde a constituição da república até o contexto atual; para em seguida descrever as mudanças políticas e democráticas vinculadas ao Direito da Criança e do Adolescente; e acentuar a importância da legislação protetiva e promocional para o contexto social e político brasileiro. O método de abordagem utilizado é dedutivo e método de procedimento documental e bibliográfico. Percebe-se que o reconhecimento contemporâneo do Direito da Criança e do Adolescente é fruto de diversas transformações e lutas históricas, dos quais a política e o estado democrático de direito são agentes extremamente transformadores.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020.

CUSTÓDIO, A. V. Direito da Criança e do Adolescente. Criciúma: UNESC, 2009.

CUSTÓDIO, A. V. Teoria da proteção integral: pressuposto para compreensão do Direito da Criança e do Adolescente. Revista do Direito Unisc, v. 29, p. 22-43, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020.

ONU. Convenção sobre os direitos da Criança. 1990. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020.

PRIORE, Mary del. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018.

LIMA, Miguel M. Alves. O Direito da Criança e do Adolescente: Fundamentos para uma abordagem principiológica. 2001. 479 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.