AS POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE EM REDE

chaiene meira de oliveira, rogério gesta leal

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral analisar quais são as possibilidades de ampliação das formas de controle da administração pública no contexto da sociedade em rede. O problema de pesquisa pretende responder ao seguinte questionamento: quais são as possibilidades de ampliação das formas de controle da administração pública neste cenário? Para isso utilizou-se do método de abordagem dedutivo, método de procedimento monográfico e técnicas de pesquisa baseada em consulta em livros, periódicos, teses, dissertações, dentre outros. Os objetivos específicos são conceituar a sociedade em rede e suas características; descrever os principais instrumentos de controle da administração pública e verificar em que medida o controle social pode ser ampliado no contexto da sociedade em rede. Diante do exposto, é possível vislumbrar com base nas pesquisas realizadas até o momento, que a sociedade em rede proporciona maior acesso à informação e rapidez na divulgação de dados, os quais podem e devem ser utilizados para aprimorar os meios de controle da administração pública sobretudo no que tange ao controle social.


Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Tradução de Roneide Venâncio Majer. 7 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Controle social. 2012. Disponível em: < https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/controle-social>. Acesso em 29 ago. 2020.

LIMA, Luiz Henrique. Controle Externo - Teoria e Jurisprudência para os Tribunais de Contas. E-book. 8 ed. São Paulo: Editora Método, 2019. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. Acesso em 03 set. 2020.

NUNES, Antônio Carlos Ozório. Corrupção: o combate através da prevenção. In. PIRES, Luis Manuel Fonseca; ZOCKUN, Maurício; ADRI, Renata Porto (org.). Corrupção, ética e moralidade administrativa. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2008.

ROCHA, Alexandre Amorim. Especialização e autonomia funcional no âmbito do Tribunal de Contas da União. Revista da Informação Legislativa. Brasília a. 40 n. 157 jan./mar. 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.