ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: REVISÃO TEÓRICA À LUZ DA BNCC
Resumo
: Este artigo apresenta uma revisão teórica sobre o papel do Orientador Educacional e sua relação com o desenvolvimento das competências socioemocionais no contexto escolar, considerando especialmente as demandas do ambiente digital, à luz das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo bibliográfico reúne e interpreta contribuições de autores que discutem a importância da afetividade, da mediação pedagógica e da inteligência emocional, como Vygotsky (1994), Wallon (1975), Goleman (1995), Paro (2007), Moreno e Sastre (2003), D’Auria-Tardeli, Pralon e Coelho (2020) e Bittencourt e Bueno (2019). A análise evidencia que o trabalho do Orientador Educacional ultrapassa a orientação vocacional tradicional, incorporando o acolhimento, a escuta ativa, a mediação de conflitos e o fortalecimento de vínculos entre escola, família e comunidade. Além disso, destaca-se sua atuação estratégica no meio digital, orientando os estudantes quanto ao uso consciente das tecnologias, ao respeito nas interações virtuais, à prevenção do cyberbullying e ao desenvolvimento de uma cultura digital ética e responsável. Ressalta-se a necessidade de repensar a formação e atuação do orientador para que este possa responder às complexidades contemporâneas, incluindo diversidade social e desafios emocionais no ambiente escolar e digital. Conclui-se que as competências socioemocionais são fundamentais para uma educação humanizadora, e o Orientador Educacional é agente chave para sua efetivação integral no século XXI.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, A. Desenvolvimento socioemocional e aprendizagem escolar: impactos na convivência e inclusão. Revista Brasileira de Educação, v. 30, n. 1, 2025.
AUSUBEL, D. P. Psicologia educacional: uma perspectiva cognitiva. São Paulo: Atlas, 1980.
BITTENCOURT, I. I., E BUENO, D. F. (2019). Competências digitais e socioemocionais: desafios da educação na era da informação. Revista Educação e Tecnologia, 15(2), 45-62.
D’AURIA-TARDELI, D.; PRALON, E. Q. C.; COELHO, P. M. Competências socioafetivas e a BNCC: reflexões sobre a educação integral. Revista Educação e Sociedade, v. 41, n. 150, p. 1-15, 2022.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
MEIER, C.; GARCIA, R. Mediação e afetividade na escola: fundamentos para uma prática pedagógica. São Paulo: Cortez, 2007.
MORENO, R.; SASTRE, S. Afetividade e aprendizagem: fundamentos psicológicos. São Paulo: Summus, 2003.
PARO, V. Escola: organização e desenvolvimento profissional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, E. S.; SILVA, A. A. Orientação educacional na contemporaneidade: desafios e possibilidades. Revista Educação em Foco, v. 12, n. 2, p. 45-59, 2015.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WALLON, H. Psicologia e educação da criança. São Paulo: Pioneira, 1975.
Apontamentos
- Não há apontamentos.