Análise do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Federal do Sul do Rio Grande do Sul – Preparação para lecionar no nono ano, um desafio aos professores de ciências

Darlan Adolfo Trindade, Gabriela Manzke Costa, Jéssica Blank Lopes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo identificar se os professores egressos de uma Universidade Federal do sul do Estado do Rio Grande do Sul estão sendo bem preparados para lecionar no nono ano do Ensino Fundamental. A proposta se baseia no fato de o nono ano, ter conteúdos de física e química, o que não é a especialidade de um professor formado em ciências biológicas. Para isso, foi realizada análise documental do Projeto Pedagógico do Curso em comparação com documentos técnicos de diretrizes do Ministério da Educação e também, autores que falam da formação de professores. A análise apontou que as disciplinas ofertadas de forma obrigatória pela universidade, não tem relação com a didática ou com a preparação para lecionar no nono ano, mas, existe uma disciplina que está diretamente ligada a prática de ensino. Análise apontou ainda que alguns autores vinculam o distanciamento da universidade com a Rede Básica de Ensino a esta falta de preparação do currículo universitário relacionado a futura prática dos profissionais. O presente artigo é um recorte da monografia de conclusão de curso de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Educação IFsul –CaVG e na continuidade, irá realizar análises homólogas em PPCs de outras universidades

Palavras-chave


ensino de ciências – nono ano – projeto pedagógico

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