"ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MEDIR VARIÁVEIS HIDROLÓGICAS NA ESCOLA DE ENGENHERIA AGRÍCOLA NA UNIVERSIDAD DE LOS ANDES-VENEZUELA” UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

ELKA CAROLINA OJEDA, IGLE UMBRIA, JHONY HUMBRIA, AMANDA FIGUEIREDO GUEDES, ALIRIO RONDON, GIANNA SAAVEDRA, MARISA SANDRA WIENKE TAVARES

Resumo


O objetivo deste trabalho é contribuir para facilitar algumas ferramentas básicas para a compreensão e gerenciamento de uma metodologia simples no contexto do desenvolvimento de um instrumento que mede estatisticamente as variáveis hidrológicas na predição, avaliação e gerenciamento de impactos ambientais nas águas superficiais e subterrâneas, com base na necessidade de uns aprendizagem imbricado com a nova era. Com esta premissa, os discentes do quarto e quinto semestre são promovidos através dos processos de ensino-aprendizagem, em uma forma útil de processamento de informações; para isso é necessário levar em consideração que o potencial de afetação que pode receber um componente ambiental ou o meio ambiente como resultado da alteração de seus processos físicos, bióticos e socioeconômicos será definido pela sua sensibilidade ambiental. Portanto, os sistemas de informação ligados à hidrogeologia devem ser integrados, entre outros aspectos, aos sistemas de gerenciamento ambiental. Enquanto a água é uma fonte potencial de conflito, também é um magnífico instrumento de cooperação; por isso, diagnosticar o escopo das variáveis implícitas na predição e avaliação dos impactos nas águas superficiais e subterrâneas no manejo dos recursos hidrológicos, constitui uma ferramenta poderosa na elaboração de um estudo de impacto ambiental que visem em um desenvolvimento sustentável.


Palavras-chave


gestão ambiental, variáveis hidrológicas, ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.