Aproximando “Avaliação” de “Avaliação”: Oque as áreas de Administração e Educação estão estudando sobre o assunto?

Rafael Martins Sais, Menithen Gouveia Ness, Maria Isabel da Cunha

Resumo


Avaliar é um tema em disputa ao longo dos tempos. De um lado se tem aqueles que a entendem como ciência enquanto do lado oposto aparecem aqueles que a defendem como uma arte. Independente disso, percebe-se que Avaliar assume uma construção simbólica e também concreta tendo por base as diferenças existentes em diferentes pontos da ciência. Com isso, os temas da Avaliação são continuamente tratados em diferentes campos das ciências, como aqueles presentes no campo da Administração e no campo da Educação, evidenciando algumas disputas ideológicas e até mesmo conceituais. O objetivo deste trabalho é demonstrar as diferenças existentes entre o termo em dois campos de estudo bem distintos: Administração e Educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica como fonte de informações. Os resultados demonstraram que as diferenças existentes, conceitualmente, alteram a percepção dos sujeitos sobre o tema sem excluírem-se mutuamente ou identificando a melhor maneira, tendo em vista que os modelos acabam por se complementarem.

Palavras-chave


Avaliação Institucional, Avaliação de Empresas, Pesquisa Bibliográfica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.