A percepção de alunos do Ensino Médio de uma Instituição Federal de Pelotas a respeito da Biologia da Evolução de Charles Darwin

Jessica Blank Lopes, Darlan Adolfo Trindade, Gabriela Manzke Costa

Resumo


A disciplina de Biologia pode se encaixar entre dois extremos no âmbito escolar, podendo ser uma disciplina altamente relevante ou ainda assim, uma das mais desinteressantes por parte dos estudantes. Portanto, os professores são constantemente desafiados a estimular o interesse desses estudantes em sala de aula, de modo que consigam atender as exigências que lhes são cobradas por diferentes instâncias. Dentre os conteúdos que podem ser trabalhados, a Evolução Biológica Darwiniana vem se mostrando cada vez mais importante e necessária dentro do contexto escolar em Biologia, por sua capacidade de integrar diferentes áreas dentro da disciplina e despertar senso crítico nos estudantes. Sendo assim, a Evolução permite que os alunos façam a conexão de diferentes assuntos em Biologia, contribuindo no processo de real entendimento desses conteúdos, fato este, que demonstra sua importância em sala de aula. Deste modo, este trabalho objetiva descrever a percepção de alunos do Ensino Médio em relação a Biologia da Evolução Darwiniana. Para isso, foram redigidos questionários mistos para duas turmas de ensino médio do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG). O instrumento foi aplicado em uma turma de segundo e em uma turma de terceiro ano, em horário da aula de Biologia, com a presença do professor e continham as mesmas questões para ambos os adiantamentos. Os resultados encontrados corroboram a ideia inicial de que esses alunos não compreendem de fato a Biologia da Evolução Darwiniana, trazendo em suas respostas poucos conceitos pertinentes a temática. A grande maioria dos alunos não pode responder corretamente até mesmo o que entendem por Biologia da Evolução e outros disseram não conhecer Charles Darwin, que ainda é o principal autor Evolucionista trabalhado nas escolas. Sendo assim, são necessários maiores esforços por parte dos professores e pesquisados em relação ao tema dentro do contexto escolar para que esses resultados sejam, em algum momento, revertidos de maneira positiva.


Palavras-chave


Darwinismo, Ensino de Biologia, Ensino Básico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.