SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS NO ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Juliana de abreu fontes, Cristiano Corrêa Ferreira, Marcelo Xavier Guterres, Silvano Dias Ferreira, Monique Evellyn Gonçalves

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo de caso referente a uma experiência pedagógica que utilizou uma metodologia de ensino aplicada à discentes de engenharia de produção da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) onde utilizou-se o software de simulação ARENA como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Este recurso é, na atualidade, uma importante ferramenta de aprendizagem mais dinâmica do que a convencional, atraindo de maneira mais eficiente a atenção do aluno, além de possibilitar o desenvolvimento da capacidade intelectual dos estudantes por meio da simulação de eventos discretos que visam reproduzir situações cotidianas de um engenheiro. Ademais, proporciona uma atuação conjunta entre teoria e vivência em engenharia, potencializando fortemente no desenvolvimento do futuro profissional. O processo metodológico ocorreu através do desenvolvimento de uma oficina para estudantes do último semestre do curso de engenharia de produção e que foi dividida em duas etapas: conceitualização do software e prática. Na etapa de conceituação foram repassados conhecimentos básicos de como é feito o acesso e manipulação dos dados. Já na etapa prática foram desenvolvidos 2 exercícios os quais envolveram problemas de dimensionamento de recursos. O primeiro exercício representou um problema mais simples com o intuito de familiarizar os alunos com o software e conquistar o interesse dos mesmos, este envolveu problema de filas de um posto de atendimento. Já o segundo exercício envolveu um tema de complexidade um pouco maior onde tratou-se da produção em uma fábrica de roupas. Na avaliação observou-se que os alunos demonstraram muito interesse em apreender e compreender como funciona a ferramenta o que confirma a hipótese de que modelos de ensino mais dinâmicos melhoram a concentração e o envolvimento do aluno.

Palavras-chave


metodologia de ensino, software de simulação, ARENA

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.