ESTADO NUTRICIONAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES EM COLÉGIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Beatriz Baumgratz Mota, Eduarda Gonçalves Ferreira, Fabrício Trindade da Silva, André Rosa Garcia, Mônica Lourdes Palomino de los Santos

Resumo


A provisão de uma alimentação adequada e saudável pelas escolas, proporciona a melhoria do estado nutricional, das habilidades cognitivas dos alunos e colabora para diminuição da fome e da fuga escolar em locais onde essa adversidade acontece. Além disso, muitos programas de alimentação escolar fazem parte do sistema de proteção social dos países, favorecendo o progresso local sustentável e da agricultura familiar. O objetivo deste trabalho foi verificar o Estado Nutricional dos adolescentes e promover a Educação Alimentar e Nutricional aos alunos do Ensino Médio das Escolas do Centro Universitário da Região da Campanha/URCAMP, no estado do Rio Grande do Sul, juntamente com o auxílio dos professores, pais e/ou responsáveis, proporcionando dessa forma aprendizado sobre a importância da alimentação saudável. Foram realizados 2 encontros de 50 minutos cada, por meio de videoconferência, para promover a Educação Alimentar. O total de participantes da pesquisa foi de 103 escolares com idade entre 14 e 19 anos. Dentre estes, 6 adolescentes não sabiam ou não informaram o peso, restando 97 alunos com respostas válidas, dos quais 30 eram do sexo masculino e 67 do sexo feminino, equivalendo a 30,93% e 69,07% respectivamente da amostra do presente estudo. Baseado no percentil de IMC por idade de adolescentes dos sexos feminino e masculino do Ministério da Saúde, foi possível classificar o Estado Nutricional dos estudantes como eutrófico em ambos os sexos, pois a média do IMC na faixa etária de 14 a 19 anos, ficou entre o percentil 5 e 85.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União 2009.

KAC G, VELÁSQUEZ-MELÉNDEZ G. A transição nutricional e a epidemiologia da obesidade na América Latina. Cad Saúde Pública. 2003;19:4-5.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. PNAE. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Sobre o PNAE; 2017. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/pnae. Acesso 10 de junho de 2021.

WORLD FOOD PROGRAMME (WFP). State of School Feeding Worldwide Rome: WFP; 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.