ELAS EM EQUILÍBRIO: PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE MULHERES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto integrador “Elas em Equilíbrio”, desenvolvido por alunas do curso de Psicologia do Centro Universitário da Região da Campanha, no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Bagé, com o objetivo de promover espaços de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional para mulheres servidoras da instituição de caráter educacional. A partir de encontros temáticos, buscou-se promover a saúde mental e o autocuidado, reconhecendo os desafios enfrentados por essas mulheres, que frequentemente conciliam múltiplas jornadas de trabalho. O projeto compreendeu seis encontros, entre maio e junho de 2025, nos quais foram abordadas temáticas como autocuidado, autoestima, identidade, burnout, redes de apoio e pequenas pausas. As atividades foram estruturadas e conduzidas com base em rodas de conversa, dinâmicas de grupo e práticas de escuta ativa. O projeto evidenciou a relevância de ações voltadas ao cuidado emocional de mulheres no ambiente de trabalho e proporcionou às alunas uma experiência prática significativa na promoção da saúde mental.
Palavras-chave: Psicologia; Saúde Mental; Autocuidado; Identidade; Burnout.
Texto completo:
PDFReferências
CONCEIÇÃO, J. B.; BELLINATI, N. V. C.; AGOSTINETTO, L. Percepção de estresse fisiológico em professores da rede pública de educação municipal. Psicologia, Saúde & Doenças, Lisboa, v. 20, n. 2, p. 452–462, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15309/19psd200214. Acesso em: 27 maio 2025.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Mulheres são maioria na docência e gestão da educação básica. Gov.br, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ptbr/assuntos/noticias/2023/marco/dia-da-mulher-mulheres-sao-maioria-na-docencia-e-gestaoda-educacao-basica. Acesso em: 27 maio 2025.
SOLDI, J. L.; CAMARGO, E. C. Mulheres na gestão escolar: questões de gênero, tempo pedagógico e qualidade de vida. 2020. Artigo (Especialização em Gestão Escolar) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz, Feliz, RS, 2020.
ZART, P. L. A dupla (ou múltipla) jornada de trabalho feminina e o princípio da igualdade: reflexão sobre a submissão da mulher e a divisão desigual do trabalho doméstico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.