ELAS EM EQUILÍBRIO: PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE MULHERES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Alice Araujo Mendes Cougo, Betânia Borba Nunes, Rafaela Rangel Ribeiro, Rita Helena Teixeira Garcia, Suzan Berchon Duro Madke, Adriana Brito dos Santos de Moraes

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto integrador “Elas em Equilíbrio”, desenvolvido por alunas do curso de Psicologia do Centro Universitário da Região da Campanha, no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Bagé, com o objetivo de promover espaços de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional para mulheres servidoras da instituição de caráter educacional. A partir de encontros temáticos, buscou-se promover a saúde mental e o autocuidado, reconhecendo os desafios enfrentados por essas mulheres, que frequentemente conciliam múltiplas jornadas de trabalho. O projeto compreendeu seis encontros, entre maio e junho de 2025, nos quais foram abordadas temáticas como autocuidado, autoestima, identidade, burnout, redes de apoio e pequenas pausas. As atividades foram estruturadas e conduzidas com base em rodas de conversa, dinâmicas de grupo e práticas de escuta ativa. O projeto evidenciou a relevância de ações voltadas ao cuidado emocional de mulheres no ambiente de trabalho e proporcionou às alunas uma experiência prática significativa na promoção da saúde mental.

 

Palavras-chave: Psicologia; Saúde Mental; Autocuidado; Identidade; Burnout.


Texto completo:

PDF

Referências


CONCEIÇÃO, J. B.; BELLINATI, N. V. C.; AGOSTINETTO, L. Percepção de estresse fisiológico em professores da rede pública de educação municipal. Psicologia, Saúde & Doenças, Lisboa, v. 20, n. 2, p. 452–462, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15309/19psd200214. Acesso em: 27 maio 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Mulheres são maioria na docência e gestão da educação básica. Gov.br, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ptbr/assuntos/noticias/2023/marco/dia-da-mulher-mulheres-sao-maioria-na-docencia-e-gestaoda-educacao-basica. Acesso em: 27 maio 2025.

SOLDI, J. L.; CAMARGO, E. C. Mulheres na gestão escolar: questões de gênero, tempo pedagógico e qualidade de vida. 2020. Artigo (Especialização em Gestão Escolar) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz, Feliz, RS, 2020.

ZART, P. L. A dupla (ou múltipla) jornada de trabalho feminina e o princípio da igualdade: reflexão sobre a submissão da mulher e a divisão desigual do trabalho doméstico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.