ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE MOTORA NO DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DE ESCOLARES

FERNANDA NUNES PEDROSO, RODRIGO DE AZAMBUJA GUTERRES

Resumo


Desde os primeiros meses de vida, os pais são os primeiros estimuladores no desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Durante a idade escolar, as crianças têm um grande quebra do vínculo com os pais e buscam a confiança naqueles que tem mais convívio no novo ambiente, ou seja, socialização com professores e colegas. O presente artigo tem como objetivo diagnosticar a percepção inicial dos professores participantes da pesquisa sobre a influência das atividades físicas no desenvolvimento biopsicossocial, quais as atividades motoras desenvolvidas com os alunos e a importância da Educação Física nos anos iniciais. A pesquisa foi realizada por meio de questionários e os dados apresentados em forma descritiva, foram analisados 06 professores dos anos iniciais do 1º ao 3º ano, de duas escolas da rede municipal de ensino, sendo uma participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e outra não participante, após a verificação dos dados, pode-se observar que os investigados falam sobre a estimulação do raciocínio, criatividade, concentração e psicomotor como fatores importantes que a atividade motora oferece aos alunos no desenvolvimento cognitivo. E no aspecto social a atividade motora quebra limitações fazendo com que os alunos interajam entre eles favorecendo a comunicação. As principais atividades motoras que os investigados responderam foi as atividades grossas e finas, como saltar, correr, andar, subir, descer girar, desenhar, pintar, recortar, colar, amassar, picar, rasgar, modelar e manusear pequenos objetos, mas também foi observado outras práticas motoras como exercícios de lateralidade, relaxamento, flexibilidade e jogos de regras. A importância da Educação Física nos anos iniciais todos acham importantíssima, sendo que alguns responderam que a presença do profissional de Educação Física haveria um planejamento e dedicação mais exclusiva para trabalhar todas as habilidades fundamentais de forma integral.

Palavras-chave


Atividade Motora; Influências; Educação Física Escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.