AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE ESTRESSE, ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA

Ana Laura Maruschi, Humberto Campos Silva, Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Ana Paula Gasparotto Paleari

Resumo


A transição entre a adolescência e a fase adulta é caracterizada por inúmeras transformações na vida dos indivíduos, a considerar as dimensões biopsicossociais. Os estudantes do curso de Medicina ainda contam com as singularidades da formação médica, as quais podem contribuir para um acometimento da saúde mental desses acadêmicos. Nessa perspectiva, o presente estudo teve o objetivo de avaliar os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em uma amostra de 100 estudantes do curso de Medicina de uma universidade privada e analisar possíveis diferenças de médias de respostas, ao inferir variáveis sociodemográficas sobre os resultados do instrumento aplicado. Para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos e Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). Dos resultados, foi observado que a amostra estudada apresentou poucos indicadores para quadros de estresse, ansiedade e depressão. Verificou-se também, que as mulheres apresentaram maior sintomatologia de ansiedade e estresse, em relação aos homens. A saúde mental e o bem-estar acadêmico é altamente relacionado à aprendizagem significativa, colaborando para que o discente vivencie as experiências de forma satisfatória e positiva. Maiores discussões serão apresentadas, no decorrer do artigo.


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Referências


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