A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA NA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS

Betieli da Rosa Sauzem Machado, Jonas Caron

Resumo


Com este artigo, objetiva-se problematizar a efetividade dos direitos sociais no atual cenário brasileiro, fortemente marcado pela globalização econômica. É preciso que se reflita acerca das conquistas sociais consagradas na Constituição Federal de 1988, bem como sobre os riscos e comprometimentos que esta vem sofrendo contemporaneamente. Percebe-se que o Estado-Nação, em circunstâncias específicas e cada vez mais frequentes, vê-se impossibilitado de influenciar a sociedade e o mercado para garantir os direitos sociais, devido à proliferação de danosas práticas neoliberais. A pesquisa tem como problema averiguar se é possível, através do fortalecimento do Poder Local, combater a nefasta influência da globalização econômica sobre a efetivação dos direitos sociais? Tendo em vista tal questionamento, o trabalho subdivide-se em três seções. Na primeira, sintetiza-se a ideia de globalização econômica, destacando-se os seus impactos sobre o Estado-Nação e suas instituições. Na segunda parte do trabalho, é apresentado, brevemente, a origem e o conceito de direito social, problematizando-se a dificuldade de sua concretização diante da conjuntura política e econômica do mundo contemporâneo. Por fim, na terceira seção, propõe-se o fortalecimento do Poder Local, através da aplicação do princípio da subsidiariedade, de modo a criar um sentimento de pertencimento entre os representantes eleitos e o povo, e, consequentemente, estimular a proatividade dos cidadãos para que façam parte dos processos de identificação e soluções dos problemas locais. Para tanto, utiliza-se o método de abordagem dedutivo e de procedimento bibliográfico. Dentro desse cenário catastrófico, a adoção de estratégias direcionadas ao fortalecimento do Poder Local pode revelar-se como uma inteligente alternativa, na qual o estímulo à participação ativa dos cidadãos no âmbito dos seus respectivos municípios ou regiões fará com que surjam da própria comunidade soluções inovadoras, a serem geradas dentro de um ambiente de proximidade e corresponsabilidade entre o Poder Público e a sociedade.

 

Palavras-chave: Direitos sociais; Globalização; Poder Local.


Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1970.

AQUINO, Quelen Brondani de; DIEHL, Rodrigo Cristiano. O desenvolvimento social a partir do incentivo de políticas públicas de formação profissional dos jovens. In: CUSTÓDIO, André Viana; POFFO, Gabriella Depiné; SOUZA, Ismael Francisco de (Org). Direitos fundamentais e política públicas. Balneário Camboriú: Avantis Educação Superior, 2013.

ARRUDA, Kátia Magalhães. Direito Constitucional do Trabalho. São Paulo: LTr, 1998.

BAUMANN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BEDIN, Gilmar Antonio. Os direitos do homem e o neoliberalismo. Ijuí: Unijuí, 2002.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução por Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

COSTA, Marli Marlene Moraes da; AQUINO, Quelen Brondani de. A função das políticas públicas na efetivação de direitos: uma abordagem sobre o exercício da democracia participativa. In: CUSTÓDIO, André Viana; COSTA, Marli Marlene Moraes da; STAHLHÖFER, Iásin Schäffer (Org). Direito Humanos, Constituição e Políticas Públicas: Curitiba: Multideia, 2013.

CUSTÓDIO, André Viana; SILVA, Cícero Ricardo Cavalcante da. A intersetorialidade nas políticas sociais públicas [p. 1 – 17]. In: XI Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e I Mostra Internacional de Trabalhos Científicos. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2014. Disponível em: . Acesso em 11 nov. 2017.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos Humanos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 1998.

FREITAS JÚNIOR, Antônio Rodrigues de. Globalização & Integração Regional: Horizontes para o Reencantamento do Direito do Trabalho num Quadro de Crise do Estado-Nação. Revista LTr, São Paulo, v. 61, n. 2, fev. 1997.

GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

______. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997, p. 121-207.

GIDDENS, Anthony. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record, 1999.

______. Para Além da Esquerda e da Direita. São Paulo: Unesp, 1996. p. 12-13.

LARANGEIRA, Sônia M. G. Gestão Pública e Participação: A Experiência do Orçamento Participativo em Porto Alegre. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 10, n. 03, jul./set. 1996.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.

RIO GRANDE DO SUL. O que Mudou na Vida Brasileira nos Dez Anos da Nova Constituição. Revista da OAB/RS. Porto Alegre: OAB/RS, ano I, n. 3, set./out. 1998, p. 05-07.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre; Livraria do Advogado, 1998.

SILVA, Karine de Souza. Globalização e Exclusão Social. Curitiba; Juruá, 2000. p. 18.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.