O TRABALHO INFANTIL NAS RUAS: A PERPETUAÇÃO DAS PRÁTICAS EXPLORATÓRIAS NO BRASIL

Glênio Borges Quintana

Resumo


Uma reflexão histórica sobre trabalho e infância no Brasil demonstra-se, então, absolutamente necessária, quando se procura alcançar a compreensão do fenômeno do trabalho infantil nas ruas, bem pouco tratado nessa perspectiva. O trabalho infantil, na maioria das vezes, está associado ao trabalho das crianças nas fábricas, no período de industrialização. Nota-se, assim, uma parcela da população infantil historicamente discriminada, nas ruas, inclusive em relação ao trabalho, e atinge predominantemente crianças e adolescentes de certa origem, cor e classe social. Como problema de pesquisa buscou-se responder como se deve planejar as ações de políticas públicas de atendimento e proteção para erradicação da exploração do trabalho infantil nas ruas? O método de abordagem utilizado é o dedutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica, a partir do uso de livros, artigos, legislações, teses e dissertações. A pesquisa tem a motivação de corroborar no debate e discussão de criar estratégias para o combate ao trabalho infantil nas ruas, dando a visibilidade necessária ao problema histórico que atinge a população, e impacta na inserção precoce e precária de crianças e adolescentes no trabalho. Tal parcela da população infantil continua sem acesso a direitos fundamentais, em um silencioso consenso social, que os mantêm invisíveis como crianças aos olhos da sociedade e como trabalhadores infantis nas políticas públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: Acesso em: 02 Mai. 2019.

_______. Código Civil. 2002. Disponível em: Acesso em: 21 Mai.2019.

_______. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em:

Acesso em: 02 Mai.2019.

_______. Lei 12.010. 2009. Disponível em: Acesso em: 21 Mai.2019.

HERMANY, Ricardo. (Re) Discutindo o espaço local: uma abordagem a partir do direito social de Gurvitch. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

MENDONÇA, Valéria Nepomuceno Teles. Os Movimentos Sociais pela Promoção e Garantia dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes. In: MIRANDA, Humberto. (org) Crianças e adolescentes: do tempo da assistência à era dos Direitos. Recife: Ed. Universitária, 2010.

NASCIMENTO, Edmilson; COSTA, Renilda. Indígenas e Trabalho Infantil: da fronteira étnico-cultural à perspectiva de uma ação institucional diferenciada no Brasil. Journal Law – Jacarezinho –PR, Brasil, n.23, p.129-158. Disponível em: Acesso em: 24nov.2019.

NEPOMUCENO, Valeria. In: FRAGA, Geraldo et. al. Infância Castigada, Direitos Negados. Especial: Infância sem Cor. Matéria jornalística digital. Disponível em: Acesso em 24nov.2019.

RAMOS, Fábio Pestana. A História Trágico-Marítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

REIS, Suzéte da Silva; CUSTÓDIO, André Viana. Fundamentos históricos e principiológicos do direito da criança e do adolescente: bases conceituais da teoria da proteção integral. 2017. Disponível em: Acesso em: 24 nov. 2019.

RIZZINI, Irma. Pequenos Trabalhadores do Brasil. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

SANTOS, Elisiane dos. Trabalho infantil nas ruas, pobreza e discriminação: crianças invisíveis nos faróis da cidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.