A PROTEÇÃO JURÍDICA CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Higor Neves de Freitas, Fernanda Martins Ramos

Resumo


O presente artigo trata sobre o marco teórico da proteção integral e o estabelecimento da proteção jurídica contra a exploração do trabalho infantil, descrevendo o contexto do trabalho infantil e analisando a proteção jurídica das crianças e adolescentes contra a exploração do trabalho infantil usando como base o marco da teoria da proteção integral. O método de abordagem é dedutivo permitindo que o estudo seja de maneira explicativa, visando contribuir para as políticas públicas de prevenção e erradicação do trabalho infantil. O método de procedimento é monográfico e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam que o Brasil possui bases protetivas constitucionais que estão de acordo com a proteção jurídica internacional contra o trabalho infantil.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: Acesso em: 25 jun. 2019.

CABRAL, Maria Eliza Leal; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEPORÂNEA. A Proteção Internacional E Nacional Contra A Exploração Do Trabalho Infantil No Marco Da Teoria Da Proteção Integral. Santa Cruz do Sul, 2018.

CUSTÓDIO, André Viana. Teoria da proteção integral: pressupostos para a compreensão do direito da criança e do adolescente. Revista do Direito: Revista do programa de pós-graduação do mestrado e doutorado, Santa Cruz do Sul, n. 29, p. 22-43, jan-jun. 2008.

CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa Moreira Estratégias Municipais para o Enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. In: XXVII Encontro Nacional do CONPEDI, 27, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador: UFBA, 2018.

CUSTÓDIO, André Viana; VERONESE, Joseane Rose Petry. Trabalho Infantil Doméstico. São Paulo: Saraiva, 2013.

CUSTÓDIO, André Viana; VERONESE, Josiane Rose Petry. Crianças Esquecidas: o trabalho infantil doméstico no Brasil. Curitiba: Multidéia, 2009.

LIMA, Miguel Moacyr Alves. O direito da criança e do adolescente: fundamentos para uma abordagem principiológica. 2001. 478 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS. III Plano nacional de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador 2019 -2022. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2019.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção 138 sobre a idade mínima de admissão ao emprego. 1973. Disponível em: Acesso em: 29 ago. 2019.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção 182 sobre a proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação. 1999. Disponível em: Acesso em: 29 ago. 2019.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O que é trabalho infantil. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2019

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Recomendação 146 sobre a idade mínima de admissão ao emprego. 1973. Disponível em: Acesso em: 29 ago. 2019.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Recomendação 190 sobre a proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação. 1999. Disponível em: Acesso em: 29 ago. 2019.

PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS CONTÍNUA. Trabalho Infantil 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2019

REIS, Suzéte da Silva; CUSTÓDIO, André Viana. Fundamentos históricos e principiológicos do direito da criança e do adolescente: bases conceituais da teoria da proteção integral. Justiça do Direito, Passo Fundo, v. 31, n. 3, p. 621-659, set./dez. 2017.

VERONESE, Josiane Rose Petry. O Estatuto da Criança e do Adolescente: um novo paradigma. In: VERONESE, Josiane Rose Petry; ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo (organizadores). Estatuto da Criança e do Adolescente: 25 anos de desafios e conquistas. São Paulo: Saraiva, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.