Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A missão da Revista Científica Rural, periódico científico oficial da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), é:

Divulgar os resultados de pesquisas originais, na forma de artigos completos e notas científicas, na diferentes áreas das Ciências Agrárias e Meio Ambiente, em português, espanhol e inglês;

Estimular pesquisadores, vinculados ou não a Universidade da Região da Campanha (URCAMP), no Brasil ou fora dele, a realizar revisões atualizadas no campo da pesquisa em que venham contribuindo ativamente com publicações.

A RCR-URCAMP publica artigos científicos originais referentes às áreas de Ciências Agrárias e Meio Ambiente, que deverão ser destinados em caráter de exclusividade.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos completos submetidas à RCR-URCAMP se estiverem dentro do escopo da Revista e dentro das normas de submissão, são encaminhados aos pareceristas, com afinidade à área do manuscrito (ciências agrárias e meio ambiente).
Compete a cada Editor-Chefe designar dois avaliadores ou revisores, especialistas na área, os quais avaliarão o manuscrito (em até 45 dias após seu acesso ao manuscrito) e apresentarão sugestões/correções, que serão encaminhadas aos autores para considerações e justificativas. No caso de divergência na avaliação entre dois revisores, o manuscrito será encaminhado para um terceiro parecerista.

A RCR-URCAMP utiliza a política de duplo cego; (double blind review).

Assim, os avaliadores desconhecem a identidade dos autores e os autores desconhecem a identidade dos avaliadores.

O manuscrito somente será aceito se tiver a aprovação final e explícita dos avaliadores e do Editor-Chefe. O autor, responsável pela submissão, será comunicado formalmente por e-mail enviado através do sistema eletrônico, sobre o destino do manuscrito, prazo para publicação e, se for o caso, a rejeição do mesmo com as devidas justificativas.

 

Periodicidade

 

Os artigos são publicados semestralmente, no final dos meses de julho e dezembro de cada ano, com a publicação de duas edições por ano.

7. Periodicidade: semestral.

8. Os trabalhos serão publicados, após sua aprovação, na ordem cronológica de recebimento.

9. Os artigos não aprovados serão arquivados havendo, no entanto, o encaminhamento de uma justificativa pelo indeferimento.

10. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo email: rcr@urcamp.edu.br

Obs.: Aceitamos artigos em inglês e espanhol

 

Volume 1: 1º de janeio a 30 de abril de 2017; 

Volume 2: 1º de junho a 30 de setembro de 2017;

Não aceitamos artigos após essa data.


 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Normas para publicação

Normas para publicação

A Revista Científica Rural da Universidade da Região da Campanha (RCR-URCAMP) publica artigos científicos  referentes às áreas de CiênciasAgrárias e Meio Ambiente. Artigos completos submetidas à RCR-URCAMP se estiverem dentro do escopo da Revista e dentro das normas de submissão, são encaminhados aos pareceristas, com afinidade à área do manuscrito (ciências agrárias e meio ambiente). Compete a cada Editor-Chefe designar dois avaliadores ou revisores, especialistas na área, os quais avaliarão o manuscrito (em até 45 dias após seu acesso ao manuscrito) e apresentarão sugestões/correções, que serão encaminhadas aos autores para considerações e justificativas. No caso de divergência na avaliação entre dois revisores, o manuscrito será encaminhado para um terceiro parecerista.

A RCR-URCAMP utiliza a política de duplo cego (double blind review). Assim, os avaliadores desconhecem a identidade dos autores e os autores desconhecem a identidade dos avaliadores.

1. Acesso ao Cadastro do site da RCR-URCAMP O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

2. Diretrizes para Autores: A submissão dos artigos científicos  será exclusivamente realizada por via eletrônica em um dos seguintes idiomas: Português, Espanhol ou Inglês. Todas as páginas deverão ser numeradas no lado inferior direito. Documentos submetidos fora das normas não poderão ser avaliados e, aos autores, será solicitada a sua correção, sob pena de arquivamento. Para submissões em língua estrangeira (inglesa, as quais serão priorizadas para publicação e espanhola), a Revista Científica Rural – URCAMP exige que, se aprovados para publicação, os manuscritos passem sob nova e criteriosa revisão do texto final para publicação, a encargo dos autores. O serviço de revisão dos textos em inglês será feito por profissional designado pela Revista Científica Rural – URCAMP e será pago diretamente ao responsável pelo serviço, pelos autores. Mesmo que a versão inicial do manuscrito para avaliação tenha passado por revisão de especialista na língua inglesa, ainda assim a versão final de um manuscrito aceito deverá passar por nova revisão.

3. Preparando os arquivos os textos deverão ser formatados em uma coluna, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e todas as margens com uma polegada (2,54cm), em formato de papel A4. Todas as páginas devem ser numeradas sequencialmente. Não numere as linhas. O Máximo de páginas será 20 para artigo científico e 8 para nota científica, incluindo tabelas, gráficos e figuras. As figuras, quadros e tabelas devem estar incluidas no próprio texto, já em sua localização definitiva, numeradas com algarismos arábicos. O manuscrito deverá estar em formato Microsoft® Word DOC (versão 2 ou superior).  Não submeta arquivos em formato Adobe® PDF. O arquivo que contém o texto principal do manuscrito deverá incluir qualquer tipo de figura ou tabela.

4. Documento principal Deverá conter as seguintes informações:

a) Título do trabalho, conciso e informativo, todo em maiúsculo, sem abreviações e em negrito (caracteres tamanho 14). Para artigos redigidos em idioma português ou espanhol haverá inserção do título no idioma original seguido do título em inglês. Para artigos redigidos em inglês o título no idioma original será seguido do título em português ou espanhol (caracteres tamanho 10);

b) Títulos: Para artigos redigidos em idioma português ou espanhol haverá inserção do título no idioma original seguido do título em inglês. Para artigos redigidos em inglês o título no idioma original será seguido do título em português ou espanhol.

c) Resumo (resumén) e palavras-chave (palabras-clave): O resumo deverá conter de 150 a 500 palavras. Deverá ser redigido em parágrafo único. Deverão ser inseridas três palavras-chave as quais não poderão estar presentes no título.

d) Abstract e keywords: O abstract deverá conter de 150 a 500 palavras. Deverá ser redigido em parágrafo único. Deverão ser inseridas três keywords as quais não poderão estar presentes no título.

Observação: Os textos do resumo e do abstract devem ser em fonte tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.

e) Introdução: A introdução e a revisão de literatura deverão ser apresentados como elemento textual único. No texto, citar as referências nos formatos: (Autor, Ano), (Autor e Autor, Ano), (Autor et al., Ano) ou (BORTOLOTTO, 2007; MENEZES e BICCA, 2011; SIQUEIRA et al., 2011), sempre em ordem cronológica ascendente. A referência deve ser citada ao final de um período que expresse uma idéia completa. Quando os nomes dos autores forem parte integrante do texto, menciona-se a data da publicação citada entre parênteses, logo após o nome do autor, conforme exemplos: Fontes (1999), Menezes e Bicca (2011), Siqueira et al. (2011).

f) Metodologia: Deverá apresentar todas as informações relativas a metodologia empregada, devidamente referenciada.

g) Resultados e Discussão: Neste item serão apresentados os resultados obtidos, os quais deverão ser comparados entre si e discutidos com trabalhos de referência na área.

e) Conclusão(ões): Deverá ser clara e objetiva.

f) Referências: As referências deverão ser efetuadas conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023:2000). Devem ser apresentadas em:

ordem alfabética pelo sobrenome do autor e sem recuo na 3ª letra;

dois ou mais autores, separar por (;);

os títulos dos periódicos não devem ser abreviados;

após o terceiro autor utilizar et al. (não itálico);

as referências devem ser alinhadas, somente à margem esquerda, inclusive da segunda linha em diante, de forma a se identificar individualmente cada documento. Devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por uma linha em branco;

o título da obra citada deve ser apresentado em negrito.

 

Condições para a submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

2. Os arquivos de texto do documento principal e suplementar estão em formato Microsoft Word (.DOC) ou RTF. 

3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para os Autores.

4. Estou ciente que, caso a submissão não satisfaça alguns dos itens anteriores, a mesma será arquivada, estando a sua avaliação impedida.

5. Como autor responsável pela manuscrito, afirmo que todos os autores da lista de autores estão plenamente cientes da realização desta submissão e concordam com o conteúdo do manuscrito. Declaro, também, que fornecerei documento eletrônico contendo a concordância e a assinatura de todos os autores, caso o manuscrito seja aceito para publicação.

6. O(s) autor(es) concorda(m) que, se submetido em língua que não o português (inglês, por exemplo), a versão final do manuscrito (aceita) deverá passar por nova revisão da língua, às custas do(s) autor(es). O revisor será o indicado pela Revista Científica Rural URCAMP e o pagamento será feito diretamente ao revisor.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Contato da equipe editorial

Endereço postal Revista Científica Rural - Av.Tupy Silveira 2099, CEP: 96400110

Site: http://ediurcamp.urcamp.edu.br/

E-mail: rcr@urcamp.edu.br

Contato Principal

Dr. Sandro Moreira Tuerlinckx

(Editor-Chefe)

Telefone: 53 32427522

E-mail: sandrotuerlinckx@urcamp.edu.br

Quélen Leal (Diagramação)

Telefone: 53 32428244 ramal 231

E-mail:  quelenleal@urcamp.edu.br

Mateus Moreira (Suporte Técnico ATI)

Telefone: 53 32428244 ramal 259

E-mail:  mateus.moreira@urcamp.edu.br

 

Comissão Editorial

Ana Cláudia Kalil Huber, Drª – URCAMP – anahuber@urcamp.edu.br

Andre Freire Cruz, Dr. - KPU - Kyoto Prefectural University - andre@kpu.ac.jp

Carlos Eduardo Pedroso, Dr. – UFPEL –cepedroso@terra.com.br

Fernando Pereira de Menezes, Dr. – URCAMP – fernando_menezes@urcamp.edu.br

Juliano Lino Ferreira, Dr. – EMBRAPA/CPPSUL – juliano.ferreira@embrapa.br

Luis Fernando Paiva Lima, Dr. – IFFarroupilha – luisfernandopaivalima@gmail.com

Manoel de Souza Maia, Dr. – UFPEL – manoeldesouzamaia@gmail.com

Marcelo Benevenga Sarmento, Dr. – URCAMP – marcelobs05@hotmail.com

Paulo Ricardo Ebert Siqueira, Dr. – URCAMP – siqagro@uol.com.br

Editor-Chefe:

Dr. Sandro Moreira Tuerlinckx

Assessor Técnico:

Bibl. Maria Bartira N. Costa Taborda

Revisor de texto (língua inglesa) Marcelo Benevenga Sarmento, Dr. – URCAMP



ISSN: 2525-6912