DE PRODUTORES A CONSUMIDORES: DA NECESSIDADE DO ESTUDO DAS PRÁTICAS DE CONSUMO E CRÉDITO DE IDOSOS.

Vilmar Pina Dias Junior

Resumo


A população idosa segundo os dados estatísticos e estudiosos do assunto, vem crescendo vertiginosamente e esse fenômeno tem gerado modificações na sociedade, pois indivíduos que ultrapassaram os sessenta anos de idade e foram educados para uma sociedade industrial, se deparam com novas situações não esperadas. Dessa forma o presente artigo tem o objetivo de apresentar o estado da arte referente as novas práticas de consumo e crédito dos idosos para provocar um estudo aprofundado, que colha a subjetividade dos idosos, frente ao seu orçamento e os seus hábitos de consumo. Esta pesquisa configura-se como descritiva e exploratória, método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Verificou-se que nos estudos referentes ao assunto, tratam-se na grande maioria baseada em dados secundários que não se prestam de captar a realidade do cotidiano dos indivíduos que encontram-se em situação de vulnerabilidade agravada pela idade avançada o que dificulta o desenvolvimento de mecanismos de proteção que possam trazer uma vida de consumo com maior estabilidade aos idosos. A proposta do artigo é que a busca se faça por meio de uma lente sociológica, as especificamente por intermédio da nova sociologia econômica, que compreende o comportamento dos indivíduos, influenciados pelas estruturas sociais e a cultura. Conclui-se a inevitável necessidade de conhecer o comportamento econômico dos idosos com o fim de evitar-se a insegurança e prejuízos de indivíduos em situação de vulnerabilidade agravada.


Texto completo:

PDF

Referências


AREOSA, s. v. c. Envelhecimento, Contexto Social E Relações Familiares: O Idoso, De Assistido A Provedor Da Família. 2008. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

AZAMBUJA, Lucas R. A sociologia econômica, Revista Sociologias, n17, p.340-

BARBOSA, L. Sociedade de Consumo. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação de pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BERTONCELLO, K. R. D., Superendividamento do consumidor: mínimo existencial – casos concretos, São Paulo/SP, Editora Revista dos Tribunais, 2015.

BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

GONÇALVES, E. Um panorama do "consumo" a partir da Nova Sociologia Econômica. Revista Tese. v. 2009

GRANOVETTER M. Ação Economica e Estrutura Social: O problema da Imersão RAE - eletrônica, vol. 6, n. 1, janeiro-junho 2007.

IBGE. O perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios 2000. Rio de Janeiro: IBGE, [2017]. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv929.pdf

LEITE, E.S. De dispositivo de prescrição às racionalidades cotidianas: o orçamento doméstico e familiar no Brasil. REVISTA TOMO, v. 20, p. 197-226,

LEITE G. S. (coord.) Manual dos Direitos da Pessoa Idosa, São Paulo, Saraiva, 2017

NERI, A. L (Org.). Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Editora Perseu Abrano Edições SESC, 2007.

SERAFIM, M. C. Sociologia Econômica e Estudos Organizacionais, Sociologia Economica e Estudos Organizacionais, n1, 2007

SCHIMITT, C. H. Consumidores Hipervulneráveis: a proteção do idoso no mercado de consumo, São Paulo, Atlas, 2014.

SCIRÉ, C. D. O. Consumo popular, fluxos globais: práticas, articulações e artefatos na interface entre a riqueza e a pobreza. 2009, Dissertação (Mestrado em Sociologia) Universidade de São Paulo, São Paulo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.