DE PRODUTORES A CONSUMIDORES: DA NECESSIDADE DO ESTUDO DAS PRÁTICAS DE CONSUMO E CRÉDITO DE IDOSOS.
Resumo
A população idosa segundo os dados estatísticos e estudiosos do assunto, vem crescendo vertiginosamente e esse fenômeno tem gerado modificações na sociedade, pois indivíduos que ultrapassaram os sessenta anos de idade e foram educados para uma sociedade industrial, se deparam com novas situações não esperadas. Dessa forma o presente artigo tem o objetivo de apresentar o estado da arte referente as novas práticas de consumo e crédito dos idosos para provocar um estudo aprofundado, que colha a subjetividade dos idosos, frente ao seu orçamento e os seus hábitos de consumo. Esta pesquisa configura-se como descritiva e exploratória, método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Verificou-se que nos estudos referentes ao assunto, tratam-se na grande maioria baseada em dados secundários que não se prestam de captar a realidade do cotidiano dos indivíduos que encontram-se em situação de vulnerabilidade agravada pela idade avançada o que dificulta o desenvolvimento de mecanismos de proteção que possam trazer uma vida de consumo com maior estabilidade aos idosos. A proposta do artigo é que a busca se faça por meio de uma lente sociológica, as especificamente por intermédio da nova sociologia econômica, que compreende o comportamento dos indivíduos, influenciados pelas estruturas sociais e a cultura. Conclui-se a inevitável necessidade de conhecer o comportamento econômico dos idosos com o fim de evitar-se a insegurança e prejuízos de indivíduos em situação de vulnerabilidade agravada.
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PDFReferências
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